Reduzir fonte Letra tamanho normal Aumentar fonte

Contacto

Horário:
De terça a sexta-feira 09h00 às 18h30
Segunda-feira e sábado das 09h30 às 13h00 e 15h00 às 18h30
Rua João da Costa nº16

2240-356 Ferreira do Zêzere

249360152

Eventos

maio 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
8
9
10
11
16
17
18
23
24
25
29

Apresentação

A Biblioteca Municipal Dr. António Baião, é um serviço público de natureza informativa e cultural da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere. Segundo a sua tipologia é uma BM1.

Horário:

De terça a sexta-feira 09h00 às 18h30

Segunda-feira e sábado das 09h30 às 13h00 e 15h00 às 18h30

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Tel. 249360152

 

 BibliotecaO edifício está bem integrado com a arquitectura envolvente. Está localizado no centro da vila de Ferreira do Zêzere próximo da autarquia, mercado municipal, estação dos correios, central de camionagem, entre outros. Está acessível em termos de transportes públicos e de estacionamento.

 

 O projecto foi elaborado pelo Arquitecto João Paulo Marques do Gabinete de Apoio Técnico (GAT) de Tomar em 1994. A abertura ao público ocorreu em 1999, limitada a alguns serviços. A inauguração e o pleno funcionamento de serviços, recursos humanos e técnicos aconteceu a 11 de Fevereiro de 2004.

 

 

 

Átrio

É a zona de recepção por excelência, é o espaço onde o leitor tem o primeiro contacto com a Biblioteca, a partir do qual acede aos diversos serviços.

Neste local pode: •obter todas as informações úteis sobre a Biblioteca e o seu funcionamento; •inscrever-se como leitor; •efectuar empréstimos e devoluções; •tomar conhecimento das últimas novidades bibliográficas; •ver exposições pontuais ou painéis informativos sobre um determinado tema, data, personalidade ou acontecimento; •informar-se sobre outras actividades desenvolvidas pela Autarquia.

Atrio da biblioteca

Consultar periódicos

Este espaço proporciona aos leitores a leitura de um número diversificado de jornais:  diários  semanários  locais  regionais  nacionais  desportivos.

Atrio da biblioteca

Sala Multimédia

Este espaço convida o leitor quer à audição de CD's, quer ao visionamento de filmes em suporte vídeo ou DVD's.  Possui, também, Bibliografia e nas áreas do Cinema e Música.

Sala Multimedia

 

 O Cinema está representado com inúmeros títulos em suporte vídeo VHS e DVD – Subdivididos por Comédia – Drama – Terror, para além de diversas colecções policiais e história do Cinema Mundial e do Cinema Português.

A Música está organizada segundo os vários géneros:

Música portuguesa;  Música brasileira;  Música do mundo  Jazz / blues;  Pop / rock;  Música clássica;  Bandas sonoras;  Fonogramas não musicais;

Multimedia

 Sala de leitura

Espaço dotado de Fundos Documentais diversificados e actuais, que abrangem todas as áreas do conhecimento destinado a adultos, no qual os utilizadores têm livre acesso, podendo retirá-las da estante, consultá-las ou requisitá-las.

 Os documentos estão organizados por áreas temáticas segundo a Classificação Decimal Universal (CDU), representados nas estantes pelas seguintes cores de etiquetas:

0 Generalidades. Informação. Organização.

1 Filosofia. Psicologia. 2 Religião 3 Ciências Sociais. Economia. Direito. Política. Educação. 4 5 Matemática e Ciências Naturais. 6 Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia.

7 Arte. Belas-artes. Recreação. Diversões. Desportos.

8 Linguagem. Linguística. Literatura. (branca)

9 Geografia. Biografia. Historia.

Sala de leitura

A pesquisa documental é feita através da consulta da base de dados nos terminais disponíveis ou com apoio dos técnicos presentes nas salas.

Sala de leitura

Leitura informal de periódicos

 A sala de leitura possui também uma colecção variada de revistas que são recebidas em permanência e que abrangem temáticas como:

 Literatura  História  Ciências Sociais  Ciências aplicadas  Informática  Desporto  Agricultura  Viagens e Lazer  Culinária  Moda e Decoração, etc.

Fundo Local e Regional

 Localizado na sala de leitura, aqui encontram-se todas as publicações editadas sobre o concelho de Ferreira do Zêzere, ou de autores ferreirenses, assim como de outros concel

hos limítrofes.

Sala de leitura

Sala Infanto-Juvenil

Espaço adequado a crianças dos 2 aos 12 anos que está repartido em 4 áreas diferentes:

 Atendimento,  Sala de leitura,  Hora do conto,  Espaço multimédia.

Dotado de livros de histórias, contos, banda desenhada, aventura, poesia, enciclopédias, computadores, cassetes de vídeo, DVD's e Cd's e outros equipamentos, neste espaço as crianças podem aceder livremente aos livros e aos jogos da sua preferência, assim como assistir às actividades de animação em torno do livro e da leitura.

Sala infantil

 Neste espaço as actividades de animação ligadas ao incentivo

e promoção do livro e da leitura assumem um papel  importante:

Sala infantil

Hora do Conto: é uma actividade onde se desenvolvem varias

animações com sessões preparadas pelos técnicos da biblioteca ou por animadores convidados.

Sala infantil

Sala Polivalente

 

 Este espaço destina-se à produção de actividades culturais, para além de servir de auditório para:

 Conferências

Seminários

Colóquios

Debates

Apresentações de Livros e Escritores

Concertos

Ciclos de Cinema Galeria de exposições temporárias.

Sala polivalente

Sala de trabalho

 

Neste espaço põe à disposição dos seus leitores dois computadores para processamento de texto de pequenos trabalhos.

É um serviço gratuito para ser utilizado por períodos de 1 hora com possibilidade de alargamento se não houver lista de espera e que exige marcação previa.

É possível a impressão mas está sujeita ao pagamento de uma taxa por folha impressa.

Sala de trabalho

Jardim

Jardim

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade