Eventos

a tejo ambiente
turismo-do-centro

Biblioteca UNESCO

Unesco

A Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira do Zêzere já pertence à Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura )tendo sido reconhecido o trabalho desenvolvido.

“...após a análise da proposta de candidatura da Biblioteca Municipal Dr. António Baião, à Rede das Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO, a mesma foi aceite e desta forma integrada na Rede, pelo que o certificado emitido será esta semana enviado ao seu cuidado.

Desejamos a continuação de excelente trabalho e bem-vindos à família UNESCO!”

A Biblioteca Municipal é um serviço público de natureza informativa e cultural da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

A abertura ao público ocorreu em 1999 e a inauguração a 11 de fevereiro de 2004 com a presença do Presidente da República Dr. Jorge Sampaio.

Com 3794 utilizadores inscritos e com uma média de visitas diárias de 140 utilizadores, para pesquisas na internet e realização de trabalhos escolares, estudo e leitura presencial, empréstimo domiciliário de livros, revistas, música e cinema.

A Biblioteca assume nesta localidade um papel fundamental.

  • É porta de acesso ao conhecimento, pela disponibilização de 23 mil documentos de todas as classes do saber, todos em empréstimo domiciliário.
  • É a única sala de exposições do concelho, onde mensalmente se pode ver o trabalho de vários artistas de várias manifestações artísticas.
  • É o clube de vídeo e sala de cinema do concelho. Disponibilização de cerca de 1500 Dvd’s e Cd’s para empréstimo.
  • É um ponto de acesso ao mundo com disponibilização gratuita de internet em 15 computadores e rede wireless livre.
  • É sala de formação em varias áreas.
  • Disponibilização de documentação de forma descentralizada nas Juntas de Freguesia, Escolas, Empresas e a todos os que não possam deslocar-se por incapacidade física.
  • É espaço de contos e histórias diários durante o período de aulas aos alunos da pré-primária e 1º ciclo.
  • Local de estudo e tranquilidade aos alunos do secundário e universitários.
  • É ponto de encontro e de convívio à comunidade.

A partir de agora a Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira do Zêzere tem a honra e a responsabilidade de pertencer a esta rede de cerca de 500 Bibliotecas em todo o mundo que defendem promoção dos direitos humanos e da paz, do diálogo cultural, a proteção do ambiente, a luta contra o analfabetismo, etc .

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade