Presença da Vespa Velutina

Vespa Velutina

Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere avisa a população que a presença da VESPA VELUTINA (ou asiática) em áreas do concelho de Ferreira do Zêzere está a verificar-se, de acordo com informação técnica transmitida nos últimos dias pela Associação de Apicultores do Centro de Portugal.


Nos termos da informação disponibilizada pelo ICNF-Instituto de Conservação da Natureza, pelo INIAV-Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e pela
DGAV-Direção Geral de Alimentação e Veterinária, esta espécie “não é fonte de transmissão de nenhuma doença das abelhas” e “não é considerada mais perigosa para seres humanos do que a vespa europeia”, sendo “essencialmente um predador de outras vespas e abelhas (...) e de outra variedade de insetos”.
Compete ao ICNF validar a presença desta espécie e não de outra, estando a Associação de Apicultores do Centro de Portugal a acompanhar o aparecimento da vespa e a sinalizar os casos.
Eventuais avistamentos devem ser comunicados para o portal www.sosvespa.pt ou através da linha SOS Ambiente e Território 808 200 520, bem como junto da associação de apicultores, onde também encontram indicações relativas aos procedimentos a efetuar para a identificação da espécie e para a destruição EFICAZ E SEGURA dos ninhos.
Existe também prestação de serviços por empresas especializadas no controle de pragas e desinfestações.
As indicações de procedimento estão disponíveis na internet em www.icnf.pt/portal/icnf/noticias/gloablnews/sosvespa e em www.cm-ferreiradozezere.pt .
Poderão também obter essa informação nas Juntas de Freguesia e nos serviços da Câmara Municipal.

Anexos:
Download this file (avisovespaago17.pdf)Aviso - Vespa263 kB03-08-2017

Eventos

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.
16
23
30
Data : domingo, 30 de outubro

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade