Eventos

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.
25
26
27
28
SosVespa
turismo-do-centro

Descubra Ferreira do Zêzere

Dornes

Rio Zêzere – Do azul cristalino, serpenteado pelo verde das encostas, aos monumentos históricos localizados à beira rio, são muitos os cenários deslumbrantes para umas férias inesquecíveis. Turisticamente, Ferreira do Zêzere é um destino perfeito para a prática das atividades de lazer e de atividades náuticas de recreio/ competição, não só pelas suas caraterísticas únicas, como também devido à sua excelente localização central.

O turismo náutico é um dos principais segmentos do turismo em Ferreira do Zêzere. São cerca de 25 quilómetros de rio, que oferecem condições únicas para a prática de todo o tipo de desportos náuticos, como a canoagem, wakeboard, sky aquático, remo, mergulho, e para passear de barco com a garantia de encontrar ótimas condições, serviços e infraestruturas de apoio, como o caso do moderno Centro Náutico do Lago Azul.dornes

Património – Desde os vestígios pré-históricos, às veneráveis sepulturas antropomórficas da serra de S. Paulo, Chãos e Pias, das inscrições romanas lavradas na serra de S. Pedro do Castro, à torre medieval templária, pelourinhos, igrejas e ermitas associadas a lendas, casas brasonadas, quintas, solares, pontes e moinho de Avecasta, é enorme o património que complementa estas paisagens que percorrem 184 km2 de pura história e paixão.

A Natureza – Este pequeno concelho no centro de Portugal concentra paisagens e espécies tão variadas, que fazem de qualquer viagem, por mais curta e rápida que seja, um verdadeiro prazer e uma verdadeira aventura. Desde as pequenas montanhas com vestígios antropomórficos, aos vales com vista para uma das maiores e mais belas albufeiras da europa, Ferreira do Zêzere tem de tudo um pouco, um verdadeiro oásis de calma e tranquilidade no interior de Portugal. Com vegetação verdejante, zonas protegidas e grutas pré-históricas, onde quer que se esteja, podemos contar com a presença do sol que brilha o ano inteiro, ideal para desfrutar de atividades ao ar livre em contacto com a natureza. Muitos destes riquíssimos espaços são o habitat de espécies raras de fauna e flora que se desenvolveram ao longo dos séculos. Podemos conhecê-los num passeio pedestre para observação e contemplação da natureza, birdwatching, ou para os que procuram mais adrenalina, podem praticar atividades como escalada, rappel, canoagem, wakeboard ou até mergulho.spedro do castro

Gastronomia – Percorrendo os montes e vales deste concelho banhado pelo rio Zêzere, já em 1901, o Rei D. Carlos recreava-se na caça aos javalis, e deleitava-se com uma gastronomia já então de excelência, onde o leitão sempre ocupou um lugar de destaque, tal como a tigelada, que sempre foi um doce de eleição. Com o decorrer do tempo outras iguarias e receitas despontaram na região como é caso dos bifinhos no chapéu, Cabrito assado, Lagostim e peixe do rio, tal com os bolos regionais Bons Maridos e Boas Esposas.
Para além dos alimentos gastronómicos, produz-se nas serras de Dornes e Pombeira um mel de excelência. Já no lugar do Freixial existe a produção de Azeite, vinagre (Explazeite) e vinho (Quinta da Melroeira). Na freguesia de Ferreira do Zêzere, existe a produção de Azeite e Vinagre (Azeizêzere - Carvalhais).

Religiosidade – A igreja de Nossa Senhora do Pranto é uma importante referência do culto mariano, a que ocorrem peregrinos principalmente do centro norte de Portugal. Localizada junto a uma torre pentagonal de origem templária, a igreja terá sido fundada segundo a lenda, pela Rainha Santa Isabel no séc. XIII, tendo sido reedificada e ampliada pelo comendador de Dornes, D. Frei Gonçalo de Sousa. Neste templo é venerada a imagem de Nossa Senhora do Pranto, à qual a lenda atribui milagres que inspira desde há séculos a realização de cirios religiosos todos os anos, A fama do templo e das peregrinações acentua-se durante a segunda-feira de pascoela e o terceiro domingo de setembro, altura em que os cerca de 40 cirios realizam as suas peregrinações em devoção a Nossa Senhora do Pranto, sendo os pontos altos das peregrinações o domingo de Espírito Santo e o 15 de agosto, dia de invocação à sua padroeira.via sacra

 Animação – Ferreira do Zêzere é um destino com uma animação diversa e direcionada a todos os públicos e faixas etárias. Ao longo de todo o ano são vários os eventos de cariz cultural, desportivo e religioso que trazem cor e alegria ao concelho. É de destacar os cirios a Dornes, os festivais gastronómicos, as marchas populares, o carnaval, as feiras e festas tradicionais que se realizam um pouco por todo o lado.

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade