Registo de mendigos autorizados a esmolar

Registo de mendigos autorizados

Na sequência da temática desenvolvida no mês transato, O 'Curiosidades de Outrora' traz outro documento que, na mesma linha e pela sua singularidade, é digno de apontamento. Trata-se do 'Registo dos mendigos residentes n'este concelho e autorizados a esmolar' incluso na subseção 'Assistência' do fundo da Administração do Concelho de Ferreira do Zêzere, com datas extremas entre 1871 e 1884.


Ao longo da história, as políticas assistenciais foram granjeando o entendimento e atenção indispensáveis. Numa perspetiva assumida de combate à exclusão social, baseavam-se nos princípios do assistencialismo e da caridade para com os mais vulneráveis, numa lógica de universalidade de direitos, quer fundamentais, quer sociais.

Nesta medida, o Arquivo Municipal continua a desenvolver o seu trabalho numa linha de continuidade e, fundamentalmente, de contributo para a historiografia local. Foram observados, no presente caso, os aspetos mais significativos relacionados com a Mendicidade e Assistência, embora, e repetindo o já enunciado por diversas vezes, muito tenha ficado por detalhar.

Eventos

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.
3
Data : segunda, 3 de junho
4
5
6
10
11
12
Data : quarta, 12 de junho
17
19
20
24
25
26
27

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade