Eventos

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.
1
2
3
4
8
9
10
11
15
16
17
18
22
23
24
25
29
30
31
a tejo ambiente
turismo-do-centro

Concelho

Localização

No extremo norte do Ribatejo, encontramos o Concelho de Ferreira do Zêzere que está integrado na Região de Turismo do Centro (Leira, Fátima, Tomar), localizando-se a cerca de 150Km a norte de Lisboa e a 184Km a sul do Porto, bem no centro de Portugal.
Para chegar a Ferreira do Zêzere vindo de Lisboa, deve usar a A1 saindo no nó de Torres Novas para a A23, depois a saída para Tomar apanhando a A13 em direcção a Coimbra até encontrar a saída para Ferreira do Zêzere Sul (variante N238). A partir daqui até à vila são cerca de 5Km.
Vindo do Porto, deve circular na A1 para sair em Condeixa apanhando a A13 no sentido Tomar. Sai-se na saída de Ferreira do Zêzere Norte, destino que irá conduzir a Ferreira do Zêzere.
Boas Viagens!

Lendas

Lenda de Dornes
A vila de Dornes fica no concelho de Ferreira do Zêzere. Apesar de existirem provas documentais de que até ao século XV foi conhecida por Dornas, um velho manuscrito existente na Biblioteca Nacional de Lisboa explica que a etimologia da povoação proveio da lenda que vou contar.

Continuar... Lendas

História do Município

Origem do nome
No início do século XIII, Pedro Ferreiro, besteiro de D. Sancho, a quem este doara parte da área atual deste município, atribui foral a então denominada Vila ferreiro.
Dada a proximidade do rio Zêzere, já em tempo da monarquia liberal, a vila vem chamar-se Ferreira do Zêzere.

Continuar... História do Município

Heráldica do Município

Brasão de Ferreira do Zêzere

Continuar... Heráldica do Município

Concelho em números

Alguns dados estatísticos de interesse sobre o concelho de Ferreira do Zêzere:

Continuar... Concelho em números

Caracterização do Concelho

Ferreira do Zêzere, situado no topo norte do distrito de Santarém, é um território de transição geográfica entre o Ribatejo e as Beiras, entre a lezíria e os pinhais do interior, distando cerca de 150 km de Lisboa e 184 km do Porto.

Continuar... Caracterização do Concelho

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade