Notícias Arquivo

Registo de mendigos autorizados a esmolar

Continuar... Registo de mendigos autorizados a esmolar

Na sequência da temática desenvolvida no mês transato, O 'Curiosidades de Outrora' traz outro documento que, na mesma linha e pela sua singularidade, é digno de apontamento. Trata-se do 'Registo dos mendigos residentes n'este concelho e autorizados a esmolar' incluso na subseção 'Assistência' do fundo da Administração do Concelho de Ferreira do Zêzere, com datas extremas entre 1871 e 1884.

Continuar... Registo de mendigos autorizados a esmolar

A Roda dos Expostos

Continuar... A Roda dos Expostos

O presente trabalho do Arquivo Municipal nasce da vontade de dar a conhecer mais uma temática, desta vez sobre os 'Expostos', contribuindo e desejando valorizar a historiografia local.

Continuar... A Roda dos Expostos

Real d’Água da Vila de Dornes

Continuar... Real d’Água da Vila de Dornes

A propósito do trabalho desenvolvido pelo Arquivo Municipal, relativamente ao Fundo da Câmara Municipal do Concelho de Dornes, designadamente à sua história administrativa; surgiu, entre os poucos que o constituem, um documento em atado, que despertou alguma curiosidade.

Continuar... Real d’Água da Vila de Dornes

Juízo da Almotaçaria

Continuar... Juízo da Almotaçaria

'Curiosidades de Outrora' do mês de fevereiro apresenta um documento do fundo da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, datado de 1831. Trata-se do 'Livro para registo das correições e coimas da Almotaçaria da Vila de Ferreira', que permite uma visão mais abrangente do funcionamento da economia e comércio locais, na primeira metade do século XIX.

Continuar... Juízo da Almotaçaria

Publicidade ao censo de 1930

Continuar... Publicidade ao censo de 1930

Curiosidades de Outrora do mês de janeiro dá a conhecer um pictograma de publicidade ao VII Recenseamento Geral da População, de 1930, pertencente ao fundo da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere. Pela mensagem que lhe está subjacente, este documento reveste-se de um interesse peculiar para a compreensão da história político-social do país.

Continuar... Publicidade ao censo de 1930

Questionário sobre o concelho de Ferreira do Zêzere

Continuar... Questionário sobre o concelho de Ferreira do Zêzere

O documento apresentado no corrente mês é um fólio, manuscrito, datado de 28 de março 1895.
É um inquérito, pertencente ao fundo da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, através do qual se obtém uma caracterização interessante do concelho à época.

Continuar... Questionário sobre o concelho de Ferreira do Zêzere

Curiosidades de Outrora

Continuar... Curiosidades de Outrora

As atribuições dos arquivos municipais são vastas. Apesar de conotadas quase que exclusivamente à incorporação, salvaguarda e divulgação de fundos produzidos por estruturas extintas - com valor histórico indubitável; a sua área de intervenção incide, também, na gestão integrada dos sistemas de informação dos órgãos e serviços das autarquias, em fase ativa, organizando a sua produção documental. No entanto, é o património arquivístico de carácter definitivo que aqui nos traz.

Continuar... Curiosidades de Outrora

Eventos

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade