Eventos

Aplicação Descubra Ferreira do Zêzere
turismo-do-centro

Conversas com ciência na Biblioteca

Conversas com ciência

Integrado Feira do Livro, a Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira do Zêzere convidou o cientista ferreirense Celso Alves a apresentar o seu trabalho aos alunos da Escola Pedro Ferreiro.

A palestra irá realizar-se na próxima segunda-feira, dia 11 de junho às 11h50, na sala multimédia e terá como título “Organismos marinhos como fonte de novos medicamentos – Da sua origem até à nossa farmácia”.

Nota Biográfica

Celso Alves é licenciado em Biologia Marinha e Biotecnologia e mestre em Biotecnologia dos Recursos Marinhos pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria. Durante este período foi vencedor da 1ª edição do Prémio Universitário Lotaçor e distinguido pelo Instituto Politécnico de Leiria com atribuição de uma Bolsa de Estudos por Mérito. Atualmente é Docente Convidado do Instituto Politécnico de Leiria e encontra-se a desenvolver o seu doutoramento em Ciência, Tecnologia e Gestão do Mar da Universidade de Aveiro integrado no grupo de investigação MARE-IPLeiria em colaboração com Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e com Universidade de Santiago de Compostela. O seu trabalho científico centra-se na avaliação da atividade antitumoral de compostos marinhos em diferentes modelos celulares de cancro. Ao longo dos últimos 9 anos tem trabalho ativamente na procura de novos compostos com atividade biológica a partir de macroalgas recolhidas na costa de Peniche com potencial de aplicabilidade na área alimentar, cosmética e terapêutica. É co-autor de uma patente na área da Biotecnologia Marinha, 18 publicações em revistas científicas da área, 4 capítulos de livro e mais de 35 comunicações em congressos internacionais. Tem colaborado como investigador em diferentes projetos de investigação no grupo MARE-IPLeiria sendo atualmente membro da equipa de investigação do projeto cientifico “Red2Discovery – As algas vermelhas Sphaerococcus coronopifolius and Asparagopsis armata como alvos para a descoberta de novos fármacos de origem marinha”. Colaborou no desenvolvimento do documentário “Fishtour - Uma experiência única na rota da sardinha”, o qual foi distinguido na categoria "Special Award by Festival Director" no Festival Internacional de Cinema de Turismo que ocorreu em Zagreb (Croácia) e vencedor na categoria “Vida humana” no 8.º ART&TUR International Tourism Film Festival que ocorreu no Porto. Em 2016 foi distinguido na 2ª Gala da Juventude do Município de Peniche na categoria – Profissões na condição de Investigador.

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade