Acontece na Biblioteca
A Biblioteca tem vindo a desenvolver, desde 2004, uma dinâmica cultural regular e diversificada. Contudo, a partir de 2021, teremos uma programação que procura, por um lado, ir ao encontro das necessidades, gostos e expectativas dos seus públicos-alvo, e, por outro, abrir os horizontes destes para novas linguagens, abordagens inovadoras e temas atrativos.
Encontro com o escritor Nuno Garcia Lopes
- Detalhes
- Categoria: Acontece na Biblioteca
- Publicado em 18-01-2023
Decorreu no dia 17 de janeiro, no Centro Cultural Alfredo Keil um encontro com o escritor Nuno Garcia Lopes.
Estiveram presentes as turmas de 5.º ano, cerca de 70 alunos da Escola Pedro Ferreiro, onde viram, ouviram e imaginaram, através das palavras deste autor e contador de histórias, com 19 livros publicados.
Alguns alunos foram convidados a subir ao palco para dramatizar a história “ Lua do mar – os amigos são uma limpeza”, que procura sensibilizar para a problemática das questões ambientais.
Gonçalo Cadilhe em Ferreira do Zêzere
- Detalhes
- Categoria: Acontece na Biblioteca
- Publicado em 14-01-2023
A Biblioteca Municipal Dr. António Baião recebeu, nesta sexta-feira, 13 de janeiro, o escritor de viagens Gonçalo Cadilhe, que encantou a plateia com fantásticas histórias do seu percurso de 30 anos a viajar à volta do mundo. Gonçalo Cadilhe nasceu na Figueira da Foz, em 1968, onde continua a residir sempre que não se encontra em viagem por esse mundo fora. Licenciou-se em Gestão de Empresas e, depois de uma breve passagem pela rotina laboral na área da gestão, começou a viajar e a escrever sobre viagens de forma profissional em 1993.
É autor de três documentários televisivos e vários livros de viagens. Em 2003-2004 deu uma volta ao mundo sem aviões, em 2007 deu outra seguindo a rota de Fernão de Magalhães e em 2008 outra ainda, seguindo as suas ondas de surf preferidas.
Fundação Maria Dias Ferreira oferece livros à Biblioteca
- Detalhes
- Categoria: Acontece na Biblioteca
- Publicado em 11-01-2023
A Fundação Maria Dias Ferreira ofereceu mais uma vez livros à Biblioteca Municipal Dr. António Baião.
Este apoio traduziu-se em 45 livros, na maioria destinados ao público infantil e juvenil, no valor de cerca de 500€.
O Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Bruno Gomes, presente na cerimónia, agradeceu à Fundação, representada por Cátia Salgueiro, por esta nova oferta, que irá diversificar e aumentar o acervo da Biblioteca Municipal.
Jogos de tabuleiro na Biblioteca
- Detalhes
- Categoria: Acontece na Biblioteca
- Publicado em 22-11-2022
“Jogamos juntos“ é um convívio de jogos de tabuleiro para todos (+5anos) promovido pela Fundação Maria Dias Ferreira, com apoio do município de Ferreira do Zêzere.
Realiza-se nos dias 26 de novembro e 17 de dezembro das 10h às 12h e é gratuita!
Será necessário inscrição prévia, até dia 24 Nov. e 15 Dez. respetivamente, na Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere – 249 360 152 ou através do 968 438 168.
II Encontro das Redes Intermunicipais de Bibliotecas Públicas
- Detalhes
- Categoria: Acontece na Biblioteca
- Publicado em 09-11-2022
Decorreu em Mértola nos dias 3 e 4 de novembro, o II Encontro das Redes Intermunicipais de Bibliotecas Públicas.
A Coordenadora da Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere, Dra. Anabela Anjos, recebeu em nome da CIMT a Menção Honrosa atribuída à Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas do Médio Tejo 2019.
Contos cintilantes na Biblioteca
- Detalhes
- Categoria: Acontece na Biblioteca
- Publicado em 04-10-2022
A Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira do Zêzere está a promover o projeto "Contos cintilantes" com os alunos dos Jardins de Infância.
A iniciativa irá decorrer nos dias 6, 13 e 20 de outubro, às 14h00.
À conversa com Álvaro Laborinho Lúcio
- Detalhes
- Categoria: Acontece na Biblioteca
- Publicado em 11-07-2022
Na próxima sexta-feira, dia 15 de julho, pelas 21:30h, a Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere tem o gosto de receber Álvaro Laborinho Lúcio.
A partir da sua obra literária, o escritor, magistrado e ex-Ministro da Justiça, traz-nos uma reflexão sobre a Educação, a Justiça e o Estado de Direito, numa conversa moderada por Ana Margarida Gaudêncio, Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
A entrada é livre! Esperamos por si
Uma noite na Biblioteca
- Detalhes
- Categoria: Acontece na Biblioteca
- Publicado em 09-06-2022
Realizou-se na Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira do Zêzere a iniciativa “Uma noite na Biblioteca”, de forma a comemorar o Dia Mundial da Criança. Da atividade constou uma sessão de conto do livro “Histórias viradas do avesso” de Sónia Morais Santos pelas técnicas da Biblioteca Célia Conceição e Dulce Silva, uma pequena ceia para os participantes e um pequeno concerto com o músico “João Violão”.
A atividade teve uma grande participação de crianças e pais.
“Juntos de Férias” na Biblioteca
- Detalhes
- Categoria: Acontece na Biblioteca
- Publicado em 26-04-2022
A Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere é uma das aderentes ao projeto “Juntos de Férias”, dinamizado pela Rede Nacional de Bibliotecas Públicas com o objetivo de, através de jogos relacionados com os livros recomendados, implementar o hábito da leitura entre os jovens dos 10 aos 15 anos.
O projeto desenvolve-se a partir da leitura de um conjunto de livros selecionados pelo Plano Nacional de Leitura 2027, associados à App “Desafios Ler+” (disponível nos tablets da Biblioteca) e que disponibiliza desafios associados aos livros selecionados e que apenas após a sua leitura serão possíveis de resolver. Obtendo a pontuação máxima nestes jogos os jovens participantes podem inscrever-se e habilitar-se a prémios.
Martim Sousa Tavares na Biblioteca
- Detalhes
- Categoria: Acontece na Biblioteca
- Publicado em 11-04-2022
Martim Sousa Tavares esteve no passado dia 8 de abril na Biblioteca Municipal Dr. António Baião, onde cruzou experimentalmente a palavra dita, com sonoridades musicais, criando um ambiente de arte total, envolvente e desconcertante.
Durante sensivelmente 1h30m, esta figura portuguesa da cultura, proporcionou momentos de reflexão em torno da música e da literatura.