Reduzir fonteLetra tamanho normalAumentar fonte

Eventos

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
A minha rua
turismo-do-centro

Áreas funcionais e Serviços

Áreas funcionais

As áreas funcionais da Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere distribuem-se por um único piso.

Biblioteca 1Biblioteca 2Biblioteca 3

Átrio – é através desta zona que se estabelece a relação interior/exterior do edifício e se tem acesso, a todas as áreas disponibilizadas por este serviço público. Neste espaço de acolhimento e orientação, os leitores podem obter informações sobre as atividades culturais e sobre os serviços disponibilizados pela Biblioteca, ter acesso ao serviço de reprografia, consultar o catálogo e adquirir edições municipais, bem como solicitar a inscrição como leitor.
Setor de adultos – nesta sala os leitores deparam-se com uma coleção monográfica, bem como uma seção com informação específica sobre o fundo local e regional, um núcleo de documentos importantes para a memória e o estudo do nosso concelho. Neste espaço, também é possível consultar periódicos, nacionais e regionais, aceder à internet, através dos 4 postos físicos, ou via Wi-Fi, nos seus próprios dispositivos eletrónicos.
Setor infantojuvenil – espaço dedicado a crianças e jovens até aos 15 anos de idade. Nesta sala, este setor etário tem à sua disposição uma coleção monográfica, revistas, jogos didáticos, audiovisuais, equipamento para visualizar filmes e ouvir música, 4 computadores com acesso à internet e Wi-Fi. Neste espaço, é ainda possível encontrar a Bebeteca, espaço dedicado aos Bebés, e uma Biblioteca de Pais, constituída por um fundo de psicologia do desenvolvimento e outros assuntos relacionados com as crianças e jovens. Os livros encontram-se arrumados nas estantes segundo as diferentes faixas etárias e estão assinalados nas cotas com a letra B, I e J, conforme exemplificado de imediato:
Bebeteca – dos 0 aos 3 meses; Pré-leitores – dos 3 aos 5 anos; Leitores iniciais – dos 6 aos 8 anos; Leitores medianos – dos 9 aos 10 anos; Leitores autónomos – dos 11 aos 13 anos; e Leitores juvenis – dos 14 aos 15 anos.
Setor multimédia e audiovisual – aqui o leitor pode encontrar recursos, como o material audiovisual e multimédia: DVD’S vídeo, CD’S áudio, postos de audição de CD’S e equipamento de visionamento de filmes. Temos vários géneros musicais (jazz, blues, soul music, pop/rock, clássica, ópera, novas linguagens musicais, musicas funcionais, música brasileira e música portuguesa) e fílmicos (cinema de animação, aventura, biográfico, comédia, drama, ficção cientifica, guerra, histórico, ideológicos, políticos, musicais, policiais, espionagem, séries televisivas, westerns e cinema português). Nos 5 computadores disponíveis poderá aceder à internet pelo período máximo de 1 hora, conforme Regulamento.
Sala polivalente – espaço com capacidade para 36 lugares sentados, equipado com sistema de projeção de imagem e reprodução de som, reúne as condições necessárias para apoiar um alargado leque de iniciativas, como encontros com os escritores, palestras sobre os mais variados temas, exposições, formações e reuniões de interesse para a comunidade municipal. Sala da hora do conto – integrada no setor infantojuvenil, é um espaço que acolhe e promove diferentes atividades numa vertente pedagógica, mas igualmente lúdica e recreativa, com o objetivo de desenvolver o lado criativo e artístico, no seguimento das diferentes atividades que são programadas em torno do livro e da leitura.
Depósito – espaço onde ficam guardados os documentos que já não cabem nas salas de leitura.
Gabinetes técnicos – dois gabinetes situados numa zona restrita ao público, destinam-se à gestão do funcionamento da Biblioteca e ao tratamento técnico documental da coleção.

Serviços

A biblioteca disponibiliza na sua totalidade 14 serviços presenciais aos seus utilizadores.

Consulta presencial – disponibilização de documentos, através do livre acesso, para fruição no espaço da Biblioteca.
Serviço de empréstimo domiciliário – cedência, regrada e gratuita, de documentos (livros, DVD’S, CD’S e periódicos), para utilização no domicílio, por um número determinado de dias. Para poder usufruir deste serviço, basta estar inscrito na Biblioteca e possuir um cartão de leitor.
Empréstimo interbibliotecas – a Biblioteca recorre a este tipo de empréstimos, sempre que a sua coleção não responde às necessidades dos seus leitores e, a pedido destes, seja possível identificar outra biblioteca, nacional ou estrangeira, que possua a documentação pretendida e aceite as condições apresentadas.
Acesso a periódicos - leitura e empréstimo de vários jornais e revistas de referência.
Reserva de documentos – os leitores podem solicitar a reserva de documentos presencialmente, por telefone, via e-mail ou através do OPAC.
Serviço de referência – técnicos especializados orientam o utilizador/leitor na utilização dos serviços da Biblioteca e apoiam as suas pesquisas e investigações, visando um atendimento de qualidade.
Serviço de reprografia – este serviço inclui fotocópias, impressões e digitalizações de documentos, mediante pagamento do utilizador, segundo os valores previstos na tabela de preços em vigor, aprovado pela autarquia. Respeitando os direitos de autor, as impressões e digitalizações não podem ultrapassar os 50% do número total de páginas dos documentos.
Recursos informáticos – disponibilização gratuitamente de um conjunto de recursos informáticos, nomeadamente computadores com ligação à internet.
Internet –o espaço interior da Biblioteca encontra-se coberto por wireless, permitindo o acesso à internet a partir de computadores portáteis, mas também existe uma rede fixa afeta aos computadores da Biblioteca.
Livraria municipal – publicações editadas e apoiadas pela Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere encontram-se expostas e disponíveis para venda ao público no átrio da Biblioteca.
Exposições temporárias – a Biblioteca Municipal organiza, junto da comunidade, exposições de pintura, escultura, entre outras.
Visitas guiadas – organização de visitas guiadas a grupos que queiram conhecer o seu espaço e os serviços disponibilizados pela Biblioteca. A realização das mesmas pressupõe uma marcação prévia.
Serviço educativo – tem como objetivo específico promover e dinamizar um conjunto de atividades em torno do livro e da escrita, em cooperação com os estabelecimentos de ensino do concelho.
Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares – apoio técnico ao pessoal docente e não docente, realização do tratamento técnico documental dos fundos e articulação na programação do serviço educativo da Biblioteca.

Anexos:
Access this URL (Regulamento da Biblioteca)Regulamento da Biblioteca0 kB12-03-2021

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade