Infeção por vírus da gripe aviária de alta patogenicidade H5N1

Ferreira do Zêzere

O Município de Ferreira do Zêzere informa a população que, tendo sido detetados recentemente no país alguns focos de GRIPE AVIÁRIA (infeção por vírus H5N1), sendo o mais próximo em Vila Nova da Barquinha, está a situação a ser acompanhada e monitorizada pela entidade competente e que, nesta matéria, é a DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária, a quem compete estabelecer as medidas necessárias.


A gripe aviária é uma doença infeciosa viral das aves, que atinge aves selvagens, de capoeira e outras mantidas em cativeiro. Algumas estirpes virais de Gripe Aviária são transmissíveis aos humanos, no entanto, para que tal aconteça, é normalmente necessária a ocorrência de contactos próximos entre as pessoas e as aves infetadas.
Através dos canais oficiais e pela Médica veterinária municipal é efetuada a monitorização e intervenção tida por conveniente. Recomenda-se atenção e informação de situações anómalas que possam ser detetadas em aves.
Divulgam-se as informações de esclarecimento sobre o que é a infeção por este vírus e os procedimentos em caso de registo de foco próximo.
A DGAV e o Município emitirão os avisos necessários em caso de agravamento da situação atual.

Anexos:
Download this file (avisoh5n1.pdf)Aviso informativo259 kB18-01-2022

Eventos

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade