Mesmo vacinado proteja-se

Mesmo vacinado proteja-se

Bruno José da Graça Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, alerta que, face ao indicado pelos registos conhecidos dos últimos dias, verifica-se uma tendência de subida no número de pessoas infetadas pela COVID-19.
Lembra-se que os sinais e sintomas se fazem sentir com intensidade variável de pessoa para pessoa, face a diversas características de saúde, idade, vacinação, exposição e PREVENÇÃO ADOTADA.


A vacinação é um mecanismo disponível e fortemente recomendado para todos os escalões etários indicados pela Direção Geral de Saúde, estando a decorrer administração de dose de reforço (3ª dose) para maiores de 65 anos e determinados grupos profissionais.
A ocorrência em simultâneo de eventual infeção por COVID-19 e Vírus da GRIPE é mais um fator de morbilidade grave.
VACINE-SE SEMPRE QUE ESTÁ NUM GRUPO INDICADO PELAS AUTORIDADES DE SAÚDE
Colabore no cumprimento rigoroso de medidas de PREVENÇÃO:
- Garantir higiene e desinfeção das mãos e superfícies de contacto
- Utilização preventiva de máscara de proteção respiratória
- Evitar aglomerados de pessoas, particularmente em espaços fechados e não ventilados e sempre que não seja estritamente indispensável
- Ser particularmente cuidadoso com contactos próximos fora do seu agregado familiar e face a crianças de tenra idade e a idoso ou pessoas com saúde muito vulnerável.
- Contactar a linha de saude SNS24 – 808 24 24 24 sempre que tiver dúvidas de saúde ou sinais e sintomas indiciadores de contágio.
O Município mantém disponíveis as linhas de apoio social – 249 360 157 e linha de apoio psicológico – 249 360 302 para situações que o justifiquem e poderá desencadear, em conjunto com os parceiros institucionais adequados, ações para apoio a situações que ocorram e fragilizem os cidadãos afetados.