Publicações sobre Ferreira do Zêzere

A vila e concelho de Ferreira do Zêzere

A vila e concelho de Ferreira do Zêzere : apontamentos para a sua história documentada  de António Baião.  Editado pela Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere em 2008. Um Facsimile da edição da Imprensa Nacional Casa da Moeda de 1918

P.V.P: 12€ (Venda disponível no Posto de Turismo e Biblioteca Municipal)

f19bc70081004c93b4d7877cbee00928

“Guia Turístico de Ferreira do Zêzere” - 2013

Em 2013, a Fundação Maria Dias Ferreira desafiou a autarquia para desenvolver, em conjunto, um guia turístico do concelho, desafio que foi prontamente aceite.
Após uma breve introdução, o guia apresenta as formas de se chegar a Ferreira do Zêzere; um pouco das histórias e das lendas deste concelho; o rio Zêzere e as povoações ribeirinhas; o património a visitar; os saberes e sabores da região; as atividades de desporto e lazer; alternativas de alojamento; tradições em termos de artesanato e folclore, bem como as festas, as feiras e as romarias.
São ainda propostos 6 passeios para se fazer de automóvel, 5 percursos de bicicleta, 5 percursos pedestres, 3 percursos de Jeep e 5 percursos de canoa. Através das 130 páginas deste guia bilingue (português e inglês), convidam-se os visitantes a uma visita orientada pelas surpreendentes maravilhas de um território tão belo e acolhedor como é Ferreira do Zêzere.

P.V.P.: 5€ (Venda disponível no Posto de Turismo e Biblioteca Municipal)

“Lugares e lugarejos do concelho de Ferreira do Zêzere” - 2009

A Fundação Maria Dias Ferreira publicou, em 2009, o livro “Lugares e lugarejos do concelho de Ferreira do Zêzere”, da autoria de Maria Emília Baptista Pereira.
Na década de 50 do séc. XX, a autora pesquisou dezenas de topónimos do concelho, estudou-os, agrupou-os e descreveu-os adequadamente. Volvido mais de meio século, foi, pois, com enorme satisfação que a Fundação Maria Dias Ferreira publicou esta obra inédita, que contribui para um melhor conhecimento da história, do património e das tradições deste concelho.

P.V.P.: 10€ (Venda disponível no Posto de Turismo e Biblioteca Municipal)

2020372 3

“Salvaguarda e valorização de bens culturais do concelho de Ferreira do Zêzere: identificação, catalogação e diagnóstico” - 2008

Este livro, publicado pela Fundação Maria Dias Ferreira em 2008, da autoria de Ana Torrejais, divulga a diversidade e a riqueza patrimonial do concelho de Ferreira do Zêzere, com base na realização de um inventário do património arquitetónico existente nesta região.
Numa primeira parte, esta publicação aborda o estudo da geomorfologia, clima e principais povoamentos vegetais e animais existentes na região ferreirense, passando pela análise da ocupação humana do território e principais características da vida comunitária, incluindo a forma como surgiram e evoluíram os primeiros núcleos de povoamento rural nesta região.
A segunda parte do livro é dedicada ao inventário do património arquitetónico.

P.V.P.: 10€ (Venda disponível no Posto de Turismo e Biblioteca Municipal)

In: FUNDAÇÃO MARIA DIAS FERREIRA