Eventos

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.
Risco de Incêndio Próprio dia
turismo-do-centro

Ermidas

Ermida de Santo António
Lugar da Pombeira
No lugar da Pombeira (propriedade de Maria da Conceição Farinha).É uma capela de reduzidas dimensões. O seu interesse reside sobretudo no seu interior onde se podem admirar dois quadros sobre tábua, do séc. XVII. Possivelmente estas tábuas serão aproveitamento de uma tábua de maiores dimensões, já que observando a composição pode constatar-se a descontinuidade da mesma.
Ermida de Nossa Senhora da Conceição
Lugar de Carvalhais
Pode visitar-se este templo no lugar de Carvalhais. Este é um templo nitidamente aldeão com um alpendre à frente. O que o torna particular é que a imagem que se encontra no lugar do orago é uma escultura quinhentista, representando a Virgem mas que não tem a figuração iconografia de Nossa Senhora da Conceição.
Esta imagem representa a Virgem com o Menino ao colo com um livro na mão e na mão direita um fruto.
Podemos ainda apreciar uma imagem de S. Sebastião em madeira do séc. XVII.
 
Ermida de Nossa Senhora da Conceição
Lugar do Cardal
Esta capela, no lugar de Cardal, oferece ao visitante uma imagem da Virgem, em madeira do séc. XVIII.
 
Ermida de S. Pedro do Castro
Lugar da Pombeira
Esta ermida classificada como imóvel de interesse público está situada numa elevação onde terá existido um Castro e que foi sucessivamente ocupado pelos romanos e pelos godos. De referenciar as inscrições existentes e o facto de este pequeno templo ser construído em pedra calcária que não existe no local nem tão pouco na região.
A frontaria da ermida é em bico e nela se abre um portal gótico, simples.
A abertura da estreita capela-mor é de verga direita, descaída em curva sobre as ombreiras e o tecto é de madeira, de três planos. A imagem existente no altar-mor é uma escultura quinhentista de S. Pedro feita de pedra e pintada posteriormente.
Ermida da Senhora do Ó
Lugar do Sobral
Esta Ermida erigida no lugar do Sobral é um templo aldeão, pobre, com uma fresta cruciforme na frontaria. O altar-mor é formado por um nicho de pedra «Renascença» rudemente lavrado. A imagem do orago que está no referido nicho é de madeira e não tem a representação iconografia habitual, o que poderá indicar ser esta imagem a substituição da primitiva.
Nesta Ermida existe uma Santíssima Trindade de madeira do princípio do séc. XVII.
 
Ermida de Santa Catarina
Lugar do Pé da Serra
No lugar do Pé da Serra encontramos este pequeno templo rústico que à semelhança de muitas outras ermidas da região apresenta uma fresta cruciforme na fachada.
A imagem de Santa Catarina é uma curiosa escultura de pedra do séc. XVI.
 
Ermida de S. Tomé
Este templo merece ser visitado pela imagem de S. Marcos, de madeira do séc. XIV, em que o Apostolo é representado tendo aos pés o leão e nas mãos, encostado ao peito um relicário
 

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade