Eventos

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.
a tejo ambiente
turismo-do-centro

Torres

Torre Pentagonal de Dornes
De raiz romana e de perfil templário, Pentagonal irregular foi adaptada a torre sineira no princípio do século, situando-se numa pequena península enriquecida pela albufeira.
Na base da torre há vestígios de construção romana, as ventanas abertas no séc. XVI, viram ao poente. Os cunhais são formados de blocos de calcário e as paredes de xisto. Tem aproximadamente vinte metros de altura, a porta de acesso fica ao norte e sobe-se para ela por uma escada exterior. O vão interior é coberto de abobadilha de cúpula feita de tijolo encabeçando a estrutura primitiva. Como verga da porta de entrada está uma pedra lavrada na parte superior com dois círculos (escudos naturalmente)e entre eles uma lança e um dardo.
No interior da Torre, ao alto, na abobadilha de tijolo pode ver-se uma ilegível lápide romana. O pavimento de traves e de tabuado serve para o serviço dos sinos.
 
Torre do Langalhão, do Ladrão Gayo ou de D. Gaião
Milheiros - Avecasta
Entre os lugares de Milheiros e Avecasta, na estrada de Tomar para Cabaços podemos apreciar este imóvel de interesse público. No entender de Carvalho da Costa o verdadeiro nome é Torre do Ladrão Gayão .Este Gayão era «homem poderoso, pouco aceito no povo e severo nas matérias de justiça». A tradição também nos fala do alcaide don guiã e seria senhor de uma herdade que doou á ordem do Templo. Sabe-se que a palavra «torre» poderá significar casa alta.
Restam dois paredões formados por silharia de calcário.
 
 

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade