Horário:

turismo-do-centro

Exposição 1ª Grande Guerra Mundial

1Guerra

Decorreu este sábado na Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira do Zêzere a abertura da exposição sobre a participação de militares de Ferreira do Zêzere na 1ª Grande Guerra. O trabalho de investigação é da autoria da Professora Isabel Nunes, natural de Ferreira do Zêzere. Os objetos e documentos expostos pertencem ao Dr. João Seixas. O Município de Ferreira do Zêzere esteve representado pelo Dr. Hélio Antunes, Vereador da Cultura.

Poderá ver esta exposição até ao dia 16 de fevereiro.

«Quando passam cem anos sobre o fim da 1ª Grande Guerra, que foi marcado com a assinatura do Armistício, em 11 de Novembro de 1918, é tempo de homenagear todos os militares ferreirenses que estiveram nos diferentes campos de batalha, deste conflito, na defesa da sua Pátria, da Paz e da Liberdade da Humanidade, com a exposição «Militares ferreirenses na 1ª Grande Guerra»

Nesta exposição serão apresentados os nomes, datas de nascimento, patentes, filiação, louvores e condecorações obtidas, datas de embarque/desembarque, ... dos militares ferreirenses que participaram nos diferentes cenários de Guerra (França, Moçambique, Angola e Cabo Verde), estatísticas e outras curiosidades, obtidos na pesquisa efetuada pela Professora Isabel Nunes, utilizando diversas fontes (Boletins dos militares do CEP, assentos de batismo, folhas de matrícula relativas a todos os militares naturais de Ferreira do Zêzere, lista de prisioneiros da 1ª Grande Guerra,...)»