Eventos

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.
a tejo ambiente
turismo-do-centro

Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa

Contos

Concurso literário internacional para estudantes de língua e literatura portuguesas espalhados pelo mundo.

A iniciativa "Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa", da responsabilidade do Camões Instituto, da Porto Editora e do Plano Nacional de Leitura (PNL), desafia os alunos de português a escreverem um conto inédito, de uma a três páginas.

O concurso literário contempla cinco categorias: em função da idade (dos oito aos 14 anos e a partir dos 15 anos) e de acordo com os níveis de proficiência da língua dos alunos.

Os trabalhos, individuais, a entregar até 30 de janeiro do próximo ano, vão ser avaliados por um júri composto por cinco elementos e os vencedores serão conhecidos a 5 de maio de 2021, data em que se assinala pela segunda vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

"Este incentivo à criação em língua portuguesa junto dos jovens que estudam em português em 76 países, em cinco continentes, visa não só estimular competências linguísticas, mas apoiar o diálogo e o encontro entre culturas, reforçando, assim, duas dimensões fundamentais da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa: a afirmação do Português como uma língua de comunicação internacional e como uma língua plural, de pontes e de encontros", salienta o presidente do Instituto Camões, Luís Faro Ramos.

Veja o vídeo de apresentação https://youtu.be/kktGxHU0sTY  do prémio com Graciete Teixeira, administradora da Porto Editora, Luís Faro Ramos, presidente do Camões, I.P. e Teresa Calçada, comissária do Plano Nacional de Leitura.

Pode consultar aqui a Minuta de Regulamento do concurso.

Anexos:
Download this file (minuta_regulamento_concurso_dia_mundial_lngua_portuguesa.pdf)Regulamento do concurso206 kB06-05-2020

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade