Eventos

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
SosVespa
turismo-do-centro

Dia Internacional da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

Dia Internacional da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

Albert Camus escreveu, em tempos, que, “sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva”.

Comemora-se, hoje, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, uma iniciativa que celebra não só a riqueza das culturas mundiais, mas também o papel essencial do diálogo intercultural para alcançar a paz e o desenvolvimento sustentável.

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou pela primeira vez este Dia Mundial em 2002, após a adoção pela UNESCO da Declaração Universal sobre Diversidade Cultural de 2001, reconhecendo a necessidade de "melhorar o potencial da cultura como meio para alcançar a prosperidade, o desenvolvimento sustentável e a coexistência pacífica global".

Com a adoção, em setembro de 2015, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável pelas Nações Unidas, a mensagem do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é ainda mais importante. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem ser alcançados, aproveitando o potencial criativo das diversas culturas do mundo e estimulando um diálogo contínuo para garantir que todos os membros da sociedade beneficiem do desenvolvimento sustentável.
O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é uma ocasião para promover a cultura e destacar o significado de sua diversidade como agente de inclusão e mudança positiva, e refletir sobre como estas contribuem para o diálogo, a compreensão mútua e os vetores sociais, ambientais e económicos do desenvolvimento sustentável.

Deixamos aqui, para conhecimento, a versão portuguesa da mensagem da Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento.

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade