Reduzir fonte Letra tamanho normal Aumentar fonte

Contacto

Horário:
De terça a sexta-feira 09h00 às 18h30
Segunda-feira e sábado das 09h30 às 13h00 e 15h00 às 18h30
Rua João da Costa nº16

2240-356 Ferreira do Zêzere

249360152

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Notícias Biblioteca

Biblioteca comemora 15 anos

Continuar... Biblioteca comemora 15 anos

A Biblioteca Municipal Dr. António Baião é um serviço público de natureza informativa e cultural do Município de Ferreira do Zêzere. Foi inaugurada a 11 de fevereiro de 2004 pelo Presidente da República Dr. Jorge Sampaio.

Com 3794 utilizadores inscritos e com uma média de visitas diárias de 140 utilizadores, para pesquisas na internet e realização de trabalhos escolares, estudo e leitura presencial, empréstimo domiciliário de livros, revistas, música e cinema, internet, jogos e convívio. A Biblioteca Municipal é nossa. É para todas as idades e com exceção das impressões ou fotocópias, todos os serviços são gratuitos.

Integra a Rede de Bibliotecas de Ferreira do Zêzere e a Rede de Bibliotecas Públicas Municipais do Médio Tejo.

Desde fevereiro de 2018 é uma das 31 Bibliotecas Municipais portuguesas que faz parte da Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO

A Biblioteca Municipal Dr. António Baião assume em Ferreira do Zêzere um papel fundamental.

  • É porta de acesso ao conhecimento, pela disponibilização de 23 mil documentos de todas as classes do saber, todos em empréstimo domiciliário, com atualização permanente e de forma descentralizada nas Juntas de Freguesia, nas maiores Empresas do concelho, nas Escolas e a todos os que não possam deslocar-se por incapacidade física.
  • É a única sala de exposições do concelho, onde mensalmente se pode ver o trabalho de vários artistas de várias manifestações artísticas.
  • É o clube de vídeo e sala de cinema do concelho. Disponibilização de cerca de 1500 Dvd’s e Cd’s para empréstimo.
  • É um ponto de acesso ao mundo com disponibilização gratuita de internet em 15 computadores e rede wireless livre.
  • É sala de formação em varias áreas.
  • É espaço de contos, fantasias e jogos para os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do concelho.
  • Local de estudo e tranquilidade aos alunos do secundário e universitários.
  • É ponto de encontro e de convívio à comunidade.

Obrigado a todos os leitores/utilizadores por frequentarem este equipamento cultural que é de todos.

Fundação Maria Dias Ferreira fez doação à Biblioteca

Continuar... Fundação Maria Dias Ferreira fez doação à Biblioteca

A Fundação Maria Dias Ferreira doou livros e dvd's para os leitores mais pequenos da Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira do Zêzere.

Esta é uma importante doação que permite atualizar a coleção infantojuvenil. As crianças e jovens, são como é natural, um público que merece uma atenção especial na permanente mediação para a leitura.

Na cerimónia esteve presente da Fundação, o Eng. José Afonso e a Drª Cátia Salgueiro, por parte da Câmara Municipal o Vice-Presidente da Câmara Eng. Paulo Neves, o Vereador da Dr. Hélio Antunes e o Coordenador da Biblioteca Dr. Armando Cotrim.

Em nome dos leitores da Biblioteca OBRIGADO

Joaninha Duarte em Ferreira do Zêzere

Continuar... Joaninha Duarte em Ferreira do Zêzere

A contadora de histórias Joaninha Duarte vai estar em Ferreira do Zêzere no próximo dia 7 de fevereiro no Centro Cultural, para sessões de contos com alunos do pré-escolar e 1º ciclo do concelho.

Uma iniciativa da Rede de Bibliotecas do Médio Tejo com o apoio Portugal 2020 – Centro 2020 e que comemora também os 15 anos da Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere.

“Dá-me contos para eu sonhar”

Tem por objetivo sensibilizar para a cultura da memória afetiva, proporcionando bem-estar físico, emocional e social; compreender o universo simbólico das estórias - tradicionais e autorais - e, como se enleia nas nossas trajetórias, dando um sentido profundo à vida; contribuir para a competência leitora, facilitando uma melhor leitura do mundo.

Nota biográfica

Joaninha Duarte

Contadora de estórias (1998). Mentora e coordenadora da primeira Pós-Graduação Arte de Contar Estórias, no ISEC – Instituto Superior de Educação e Ciências (2017). Doutoranda em Ciências da Educação e Formação de Adultos – Investigação na formação experiencial do contador de estórias – pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2013). Professora do ensino superior (2005). Coordenadora do Projeto Educativo do Fluviário de Mora (2007 a 2010). Coordenadora Pedagógica da Ludoteca e da Animação do Livro e da Leitura da Casa da Cultura de Mora (1995 a 2005). Coordenadora Pedagógica do Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Graça (1989 a 1995). Mediadora de Leitura (1989 a 2018). Formadora acreditada nas Áreas de Literatura, Pedagogia do Desenvolvimento Social Infanto-juvenil. Investigadora no IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (2003). Associada fundadora da ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo (2015). Associada fundadora da AMAI – Associação Internacional Almada Mundo (2017). Distinguida com a Medalha de Mérito Municipal, pelo Município de Mora (2009). Obras publicadas: O Acto de Contar. (2002). Revista académica Quid Novi da ESE de Torres Novas; A Abóbora nos Contos Tradicionais DVD. (2005). Lisboa: IELT; Contos de Entredentes e Entrelinhas. (2006). Lisboa: Apenas; A Luz da Cal ao Canto do Lume – Tradição Oral do Concelho de Mora. (2009). Lisboa: Colibri; Era, não era? (2011). Lisboa: Boca; Ribe-bé-béu, Laréu-ao-Léu. (2011). Lisboa: Lupa; Coautora do livro Stories do Alentejo. (2013) Porto: Lugar da Palavra; Artigo (2014) - Fios narrativos sobre liberdade, criatividade e inovação. http://issuu.com/almadaformarevista/docs/7; Coautora do livro Contos ASSESTA. (2015). Beja: ASSESTA; Participação com a história A Grande Sobreira, no livro O meu Livro de Cortiça. (2015). Lisboa: Lupa. Prefácio do livro Melodias da Manta, Contributos da Sabedoria Popular. (2016). Chamusca: Zaina Editores; Coautora do livro Água Doce, fluir com o rio, (2018). Lisboa: Lupa.

Exposição 1ª Grande Guerra Mundial

Continuar... Exposição 1ª Grande Guerra Mundial

Decorreu este sábado na Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira do Zêzere a abertura da exposição sobre a participação de militares de Ferreira do Zêzere na 1ª Grande Guerra. O trabalho de investigação é da autoria da Professora Isabel Nunes, natural de Ferreira do Zêzere. Os objetos e documentos expostos pertencem ao Dr. João Seixas. O Município de Ferreira do Zêzere esteve representado pelo Dr. Hélio Antunes, Vereador da Cultura.

Continuar... Exposição 1ª Grande Guerra Mundial

Finalistas do 4º Concurso Concelhio de Leitura de Ferreira do Zêzere

Continuar... Finalistas do 4º Concurso Concelhio de Leitura de Ferreira do Zêzere

Nos dias 4 e 8 de janeiro realizou-se a 1ª fase da 4ª edição do Concurso Concelhio de Leitura promovido pela Rede de Bibliotecas do Concelho de Ferreira do Zêzere, destinado aos alunos do 3º e 4º anos dos Centros Escolares de Areias e Ferreira do Zêzere e este ano também dirigido aos alunos do 5º e 6º anos da Escola Pedro Ferreiro, com a realização de provas escritas com base na leitura de livros propostos pela organização.

Continuar... Finalistas do 4º Concurso Concelhio de Leitura de Ferreira do Zêzere

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade