Município volta a ser distinguido com selo de qualidade de água

selo de qualidade de água

Os serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos em Portugal têm evoluído muito positivamente nas últimas décadas. Conscientes da necessidade de manter uma trajetória de melhoria, importa manter o foco no esforço para o alcançar de um fornecimento mais compatível com as solicitações da sociedade, na perspetiva da prestação de serviços básicos de excelência.

Nesse sentido, a ERSAR atribui os "Prémios dos serviços de águas e resíduos" às entidades gestoras que mais se distinguem nesta área, em parceria com o Jornal Água & Ambiente e com a colaboração de entidades representativas do setor: a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a Associação para a Gestão de Resíduos (ESGRA), a Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (APEMETA) e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).

No distrito de Santarém, apenas foram distinguidas duas Câmaras Municipais, ambas na valência "selo de qualidade exemplar de água para consumo humano", sendo uma delas a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere. Ainda na região, mas em outras valências, foram também distinguidas seis Empresas.

Segundo Jacinto Lopes, Presidente do município de Ferreira do Zêzere «Voltar a obter esta distinção é o resultado da dedicação e profissionalismo dos nossos funcionários e do investimento feito pela autarquia, com pouca visibilidade pública, mas que para nós é prioritário e fundamental. É também a prova que a água que chega à casa dos ferreirenses é das melhores do país, como já afirmámos publicamente várias vezes».

As distinções ocorreram no âmbito da 13.ª Expo Conferência da Água, que decorreu em Lisboa, no Sana Malhoa Hotel, na Avenida José Malhoa, nos dias 21 e 22 de novembro, promovida e organizada pelo jornal Água & Ambiente em estreita parceria com a Entidade Reguladora – ERSAR, foram distinguidas 93 entidades gestoras, menos 20 face ao ano anterior, das quais apenas constam 38 câmaras municipais das 308 existentes, menos 17 face à ultima edição.

A atribuição destes prémios por parte da ERSAR visa sensibilizar as entidades gestoras multimunicipais e municipais para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas de água.

Análises de Água Consumo Humano 2019

Eventos

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade