Campanha do Laço Azul

Campanha do Laço Azul

Durante o este mês de abril, Mês Internacional da Prevenção dos Maus-tratos na Infância, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Ferreira do Zêzere associa-se à campanha do Laço Azul, com o objetivo de sensibilizar e alertar a comunidade sobre esta problemática. Para este efeito, solicitou-se aos Centros de Dia das IPPS´s, às Escolas, aos ATL´s, ao C.A.O., às Amas, para construírem laços azuis que estão distribuídos por várias entidades, serviços e comercio local, chamando à atenção de quem passa por perto.


Para além desta iniciativa, no dia 2 de abril foi dinamizada uma sessão de cinema para os jovens do 9º ano e no dia 30 de abril, pelas 14:30, nos juntaremos à ação conjunta de âmbito nacional, o Laço Azul Humano, que será dinamizado este ano no Centro Escolar de Areias.
Podemos dizer que os maus-tratos às crianças são todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração, abandono, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder.
O "Movimento Laço Azul" nasceu em 1989, na Virgínia, Estados Unidos. Este movimento conta a história de Bonnie W. Finney que tomou a iniciativa de colocar uma fita azul na antena do seu carro, de modo demonstrar a sua dor face aos acontecimentos trágicos de que tinham sido vítimas os seus netos.
As crianças tinham sido maltratadas pela mãe (filha de Bonnie) e pelo namorado e o azul representava as nódoas negras espalhadas pelos pequenos e delicados corpos. Uma das crianças terá morrido vítimas das agressões. Rapidamente, o movimento ganhou dimensão mundial.

Eventos

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.
1
2
3
4
5
9
10
11
12
16
17
18
19
23
26
30

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade