Dinamização de atividades na Gruta de Avecasta

atividades na Gruta de Avecasta

Decorreu, no passado dia 7 de setembro, ação na gruta de Avecasta, que incluiu Visita guiada ao Sítio Arqueológico e um “Café com ciência – café com voo”.
A visita, orientada pela equipa de arqueólogos responsável pelo estudo científico da gruta, foi com o intuito de dar a conhecer os trabalhos desenvolvidos e escavações realizadas nos últimos anos e de mostrar os projetos em curso na Gruta de Avecasta.


Os visitantes ficaram ainda a conhecer o trabalho de investigação desenvolvido na área dos Quirópteros, pelo investigador Pedro Alves (Plecotus), numa atividade desenvolvida no âmbito da medida PEDIME da CIMT, com a participação do Centro de Ciência Viva do Alviela.
O evento contou com a participação de cerca de setenta pessoas, oriundas da região e também de vários pontos do país que se deslocaram para vir conhecer este Sítio Arqueológico classificado de Interesse Público.
Durante o mês de outubro e novembro irá dar-se continuidade pontual a mais alguns trabalhos de escavações arqueológicas, tratamento e limpeza de peças arqueológicas encontradas, assim como aos trabalhos de fotogrametria da gruta.
O grande destaque desta campanha arqueológica vai para achados de vários tipos de sementes com cerca de 5000 anos, em excelente estado, entre as quais de fava e cevada. Foram também encontrados outros vestígios de ocupação humana da gruta com datação proposta similar à das sementes, o que vem uma vez mais comprovar a ocupação da gruta e grande interesse deste espaço para o estudo e registo de ocupação humana nesta região.

vestigios

Eventos

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.
3
Data : domingo, 3 de novembro
4
5
6
7
8
9
10

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade