Contadores inteligentes de eletricidade

Ferreira do Zêzere

Quando se fala em mercado livre de eletricidade, não só nos referimos à liberalização do mercado com a chegada de inúmeras empresas, como nos referimos à modernização dos equipamentos que permitem medir a eletricidade que gastamos na nossa casa. Assim, e com vista à introdução dos novos contadores inteligentes em todo o território português, a EDP distribuição acionou um programa de instalação destes contadores.


A distribuidora de energia enviará uma carta a todos os consumidores de eletricidade em Portugal, com a indicação do dia e da hora que será feita a instalação do novo contador.
Que vantagens tenho com os novos contadores inteligentes?
Embora existam algumas contradições sobre o uso destes novos aparelhos, os mesmos trarão algumas vantagens que incluem o envio de leituras reais à distância, através do sistema de telecontagem, deixando de haver a preocupação de enviar as mesmas. No entanto, as leituras poderão ser enviadas pelos consumidores, sempre que assim desejarem.
Poderá ser feito um maior acompanhamento dos consumos, já que é possível saber quanta energia é consumida diariamente nos diferentes períodos do dia, o que permite poupar na fatura da luz. As alterações contratuais passam a ser mais práticas, pois operações tais como alterar a potência contratada, o tipo de tarifa elétrica ou até o ciclo horário, serão realizadas sem haver a necessidade de ser enviado um técnico da distribuidora de luz ao local.
Os novos contadores inteligentes trarão consigo um sistema de telecomunicações e dados móveis que permitirão efetuar todas estas alterações ao contrato de luz.
Ainda não tem um contador inteligente?
O processo de instalação é gratuito e obrigatório. No caso de pretender adquirir algum novo contadores, os consumidores podem contactar com a EDP distribuição e solicitar mais informações através do número 808 100 100.

Informações adicionais
As informações presentes neste artigo são da responsabilidade da Selectra.

Eventos

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.
3
Data : segunda, 3 de junho
4
5
6
10
11
12
Data : quarta, 12 de junho
17
19
20
24
25
26
27

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade