Naveg@s em Segurança?

Centro Internet Segura

Candidaturas ao projeto de voluntariado jovem «Navega@s em Segurança?»,

O Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), através do Centro Internet Segura, promove mais uma edição da iniciativa nacional «Naveg@s em Segurança?», que decorre de 1 de fevereiro a 7 de dezembro.

Para o desenvolvimento desta iniciativa, encontram-se abertas candidaturas ao projeto de voluntariado jovem «Navega@s em Segurança?», com o objetivo de jovens voluntários/as dinamizarem sessões informativas e de ações de sensibilização destinadas a crianças, jovens, pais/educadores e cidadãos em geral, no sentido de promover o uso responsável e seguro da Internet e a cidadania digital, junto de escolas, associações juvenis e desportivas, autarquias e outras.

CANDIDATURAS DE JOVENS VOLUNTÁRI@S

As/os jovens interessadas/os em se candidatar como voluntári@s devem:
• Ter entre de 18 a 30 anos;
• Ter conhecimentos em tecnologias de informação e comunicação;
• Boa capacidade de comunicação;
• Facilidade de relacionamento interpessoal;
• Certificado de Competências Pedagógicas (não obrigatório, mas preferencial);
• Estar inscritos na plataforma de Voluntariado Jovem “Agora Nós”;
• E com participação anterior no SID e/ou no «Naveg@s em segurança?» (preferencial);

Direitos das/os voluntárias/os:
-Bolsa de €12,00 por dia (bolsa de 12,00 euros aos jovens que fazem a ação num período superior a 3h30m / bolsa de 6,00 euros quando os jovens realizam a atividade inferior a 3h30 (meio dia);

-Formação específica de voluntári@s;
-Seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil;
-Certificado.

As/os jovens interessadas/os, antes de se inscreverem, têm de se registar na plataforma de registo único do IPDJ em https://bdu.ipdj.gov.pt/. Neste mesmo link, também estão disponibilizados tutoriais de apoio ao registo.

Mais informação sobre o projeto de voluntariado jovem e candidatura por parte de jovens no Portal do IPDJ, em https://ipdj.gov.pt/noticias/voluntariado-jovem-navegas-em-seguranca2021

REQUISIÇÃO DE SESSÕES

Sob a gestão direta do IPDJ, as sessões irão decorrer, de 1 fevereiro a 7 de dezembro, preferencialmente, nas Lojas e Balcões PONTO JA. Este ano, devido à situação pandémica, as sessões poderão ser realizadas online, via plataforma de videoconferência (TEAMS ou ZOOM).

Podem ainda realizar-se noutros locais (escolas, autarquias, etc.), quando as entidades disponibilizam as suas instalações, desde que localizadas num dos distritos da Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo, e a distância ou dificuldade de deslocação dos grupos o justifique, assim como a situação pandémica o permita.

A iniciativa pretende proporcionar a escolas, associações juvenis e desportivas, autarquias e outras entidades, a possibilidade de participarem e solicitarem a realização de sessões de sensibilização e ações de divulgação, com o objetivo de promover uma cultura de presença e navegação seguras no mundo digital.

Com a duração de 45 a 60 minutos, as sessões de sensibilização são dirigidas a crianças e jovens, educadores, escolas, grupos, associações, seniores, e cidadãos em geral.

Nestas sessões podem ser abordados os seguintes temas:

• Fake news
• Cyberbullying
• Internet das coisas
• Dependência online
• Proteção de dados
• Discurso de ódio
• Redes sociais e outros

As ações de divulgação poderão realizar-se integradas em acontecimentos, tais como feiras, exposições, congressos ou noutras iniciativas em que o IPDJ participe ou promova.

Mais informação sobre requisição de sessões ou ações no Portal do IPDJ em https://ipdj.gov.pt/noticias/sessoes-navegas-em-seguranca2021

Eventos

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.
2
4
Data : quarta, 4 de março
5
10
Data : terça, 10 de março
12
Data : quinta, 12 de março
14
Data : sábado, 14 de março
16
Data : segunda, 16 de março
18
Data : quarta, 18 de março
19
Data : quinta, 19 de março
20
Data : sexta, 20 de março
23
Data : segunda, 23 de março
24
Data : terça, 24 de março
25
Data : quarta, 25 de março
26
Data : quinta, 26 de março
27
Data : sexta, 27 de março
31
Data : terça, 31 de março

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade