Poupar água

Poupar água

Dicas para poupar água com os eletrodomésticos

Os eletrodomésticos provavelmente fazem parte da sua casa e do seu dia a dia, pois foram criados para facilitar o quotidiano de todos nós.

No entanto, algo que se pode estar a ignorar é que muitos deles envolvem um grande desperdício de água. Para se ter uma ideia, uma máquina de lavar roupa pode consumir cerca de 70 litros de água e a máquina de lavar loiça cerca de 20 por cada lavagem.

Parecem demasiados litros, certo? Não se assuste, pois existem várias formas de poupar água, ajudando o meio ambiente e principalmente o seu bolso.

A Selectra, em colaboração com a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, dá-lhe algumas dicas para poder poupar nos consumos de água sempre que utiliza os eletrodomésticos.

Para começar, a Selectra explica que uma parte vital da poupança de água, é que estes dispositivos tenham uma etiqueta energética que estão classificados em categorias que vão da letra A (muito eficiente) a G (pouco eficiente). Os eletrodomésticos com a etiqueta energética A, são mais eficientes, isto é, conseguem desempenhar a 100% as suas funções, mas utilizando muito menos energia e água.

A manutenção dos eletrodomésticos em casa

Apesar disto parecer muito óbvio, é essencial que faça a manutenção dos dispositivos, pois geralmente não se presta a devida atenção às revisões que exigem, e acabam por sofrer avarias, entupimentos, surgindo também inundações. Não se esqueça de verificar se tudo funciona perfeitamente com alguma regularidade.

Dicas para a máquina de lavar loiça

Outro erro comum que a maioria das pessoas fazem, é colocar pratos e copos “de molho” no lava-loiça antes de colocá-los na máquina de lavar louça porque "estão muito sujos".

Lembre-se de que as máquinas de lavar loiça mais modernas têm muitas opções diferentes, em função daquilo que vai introduzir, de forma a que fiquem impecáveis no final de cada lavagem..

No entanto, se se dedicar a enxaguá-los primeiro, estará a mais água. Em vez disso, tente remover restos de comida com um guardanapo ou outro utensílio.

Dicas para a máquina de lavar roupa

Se passarmos à máquina de lavar, muitas vezes até pode pensar para si mesmo que não tem muita roupa suja, mas precisa que esta esteja limpa. Pode-se introduzir pouca roupa na máquina, esse não é o problema. O problema está no tipo de lavagem que se escolhe.

Use programas rápidos e curtos para pequenas quantidades de roupa que não estejam extremamente sujas e comece a poupar na fatura de água ao mesmo tempo que cuida do ambiente.

Por outro lado, colocar muita roupa na máquina de lavar fará com que não fiquem completamente limpas e terá que fazer uma segunda lavagem, gastando o dobro de água. Monitorize as quantidades de roupa e os tempos de lavagem.

Seja com os eletrodomésticos e com a água, ou com qualquer outro assunto e recurso, poupar é muito importante tanto a nível individual como em conjunto. E se estamos a falar também de um recurso tão vital como a água, o mais indicado a fazer é sempre tentar reduzir o nosso consumo.

Se seguir estas dicas básicas, não estará apenas a ajudar a cuidar do planeta, mas também estará a aproveitar a capacidade dos seus aparelhos em agilizar as tarefas e a prolongar a sua vida útil.

In: Selectra

Eventos

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade