DGArtes abre candidaturas para Programa "Allegro Con Brio"

Allegro Con Brio

Estão abertas até 22 de abril as candidaturas para "Allegro Con Brio", um Programa de Aperfeiçoamento para Jovens Músicos portugueses concebido pela Direção-Geral das Artes, com o objetivo de facilitar e apoiar a integração dos jovens músicos no mercado laboral, através da aquisição de competências específicas que complementem a formação técnico-artística adquirida em ambiente académico.
O Programa conta com a realização de oficinas e palestras, nos dias 6, 7 e 8 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

ALLEGRO CON BRIO

Os desafios do mercado de trabalho no meio artístico abrangem um conjunto de especificidades essenciais para uma rápida e frutuosa integração no mundo profissional.

A capacidade de iniciativa na programação e produção de concertos, a aptidão para se apresentar pessoalmente de forma irrepreensível, a habilidade na elaboração de um currículo artístico e de uma carta de apresentação persuasivos, ou a eficiência na gravação e edição de imagens e som, são ferramentas imprescindíveis para um jovem músico, sendo, muitas vezes, determinantes para o desenvolvimento de uma carreira com sucesso.

As oficinas agendadas para os dias 6, 7 e 8 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, versarão sobre estes temas.

Após a realização das oficinas, dois jovens músicos serão selecionados para a frequência de estágios profissionais em orquestras internacionais.

CANDIDATURAS
7 A 22 DE ABRIL DE 2016

As candidaturas decorrem de 7 a 22 de abril. O regulamento, o formulário de candidatura e o programa detalhado encontram-se disponíveis em www.dgartes.pt/allegroconbrio/index.htm.

Podem candidatar-se jovens de nacionalidade portuguesa ou nacionais de um dos países da União Europeia que se encontrem a residir ou a estudar em Portugal. Os candidatos deverão ter entre 18 e 26 anos (com datas de nascimento compreendidas entre 1 de janeiro de 1990 e 31 de dezembro de 1998), devendo ter formação num dos seguintes instrumentos:

> violino
> viola
> violoncelo
> contrabaixo
> flauta
> oboé
> clarinete
> fagote
> trompa
> trompete
> trombone
> tuba
> percussão
> harpa

Os candidatos não podem ter um vínculo laboral fixo à data de realização do programa e deverão ter formação superior de instrumento.

Os candidatos devem estar a frequentar o ensino superior ou deter um grau académico (licenciatura, mestrado ou doutoramento).
MAIS INFORMAÇÕES

Informações detalhadas sobre o Programa, regulamento e formulário de candidatura em
www.dgartes.pt/allegroconbrio/index.htm