a tejo ambiente
turismo-do-centro

Concurso de Fotografia - “A vila e o concelho de Ferreira do Zêzere”

1º Concurso de Fotografia

Está aberto o concurso de fotografia "A vila e o concelho de Ferreira do Zêzere".

NORMAS

1. OBJETIVO
1.1 - O concurso de fotografia "A Vila e o Concelho de Ferreira do Zêzere", promovido pelo Município de Ferreira do Zêzere e organizado pela Biblioteca Dr. António Baião, tem como objetivo principal homenagear António Baião, historiador e pedagogo ferreirense que deu nome à Biblioteca Municipal, bem como o seu livro, importante monografia sobre o concelho de Ferreira do Zêzere.
1.2 – O concurso de fotografia "A Vila e o Concelho de Ferreira do Zêzere" tem ainda como objetivos:
a) Consciencializar a comunidade para a importância das imagens da nossa identidade, como instrumento de comunicação global e de potencialização do turismo, património e cultura do concelho de Ferreira do Zêzere;
b) Fomentar a observação e o registo de diferentes olhares sobre a vila e o concelho de Ferreira do Zêzere;
c) Desafiar a criatividade dos participantes;
d) Promover e valorizar a fotografia enquanto forma de expressão artística;
e) Estimular a participação e criatividade daqueles que se dedicam, de forma profissional ou amadora, ao prazer de captar e fixar imagens.

2. TEMA E ENQUADRAMENTO
O tema do concurso é o património do concelho de Ferreira do Zêzere, sendo aceites fotografias tiradas em qualquer local do concelho que espelhem a história, património e paisagens da vila e concelho de Ferreira do Zêzere.

3. PARTICIPANTES
3.1 - Podem participar todos os fotógrafos profissionais ou amadores, maiores de 18 anos, residentes no território português, independentemente da sua nacionalidade.
3.2 - Aos membros do júri é vedada a participação bem como aos seus familiares diretos.
3.3 - Os participantes devem apresentar-se individualmente ou por equipas.

4. FOTOGRAFIAS A CONCURSO
4.1 - Cada participante deverá concorrer com o mínimo de 3 e máximo de 10 fotografias, em suporte digital e impressas, a preto e branco ou a cores, com 20x30cm, sem margem, em papel mate e sem identificação do autor.
4.2 - As fotografias deverão estar numeradas e intituladas no verso com o nome do(s) participante(s), título, local e data.
4.3 - Os trabalhos deverão ser originais e inéditos, realizados especificamente para o presente concurso.
4.4 - Os participantes devem apresentar:
a) Ficha de inscrição devidamente preenchida;
b) Fotografias num envelope onde conste no exterior o nome do(s) participante(s);
c) Declaração do autor atestando o facto de as fotografias serem da sua autoria, originais e inéditas.
4.5 - Todos os trabalhos submetidos a concurso devem ser completamente originais e inéditos.
4.6 - Os participantes são responsáveis pela originalidade dos trabalhos apresentados, garantem a sua autoria e assumem toda a responsabilidade decorrente de reclamações de terceiros no que diz respeito a direitos de autor e direitos conexos.
4.7 - Fotografias compostas e imagens manipuladas digitalmente, assim como fotografias com qualquer outro artifício, não serão aceites a concurso.
4.8 - Os concorrentes devem apresentar trabalhos de pelo menos 3 das 7 freguesias do concelho.

5. ENTREGA DOS TRABALHOS
5.1 - Os trabalhos devem ser enviados até ao dia 31 de agosto de 2016, através de correspondência validada pela data inscrita no carimbo dos CTT para:
Concurso de Fotografia "A vila e o concelho de Ferreira do Zêzere"
Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere
Rua João da Costa, nº 16
2240-356 Ferreira do Zêzere
5.2 - Os trabalhos poderão também ser entregues em mão no mesmo local, no horário de funcionamento da Biblioteca.
5.3 - As candidaturas incompletas serão excluídas do concurso.

6. JÚRI
6.1 – A avaliação dos trabalhos a concurso, será apreciada por um júri constituído por três elementos, sendo um elemento da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, um elemento da Biblioteca Municipal Dr. António Baião e uma pessoa idónea a indicar pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal, e decorrerá em data e local a designar oportunamente pelo mesmo.
6.2 - O Presidente do júri terá voto de qualidade e será designado entre os três elementos que o compõem.
6.3 – O júri decidirá acerca das fotografias vencedoras no dia 15 de setembro de 2016.
6.4 - Das decisões do Júri não haverá recurso.
6.5 - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos por decisão do júri.
6.6 - A data, local e hora de entrega dos prémios será anunciada oportunamente pela organização, mediante notificação aos vencedores e divulgação pública.
6.7 - Os resultados serão ainda publicados através dos meios de difusão adequados, nomeadamente no portal da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

7. PRÉMIOS
7.1 - Serão atribuídos os seguintes prémios:
1.º Prémio – 1000€
2.º Prémio – 600€
3.º Prémio – 200€
Prémio fotógrafo do concelho – 200€
7.2 - Os prémios não são cumulativos.
7.3 - Será realizada uma exposição com as melhores fotografias na Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere.
7.4 - Os melhores trabalhos serão divulgados na página da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.
7.5 - Todos os concorrentes receberão um certificado de participação.

8. DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL
8.1 - As fotografias a concurso não serão devolvidas.
8.2 - Todos os trabalhos passarão a constituir património do Município de Ferreira do Zêzere.
8.3 - O Município de Ferreira do Zêzere reserva o direito de expor, publicar ou reproduzir quaisquer dos trabalhos premiados e não premiados, salvaguardando sempre a indicação do autor e o título da obra.

9. DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1 - A participação no concurso presume a aceitação expressa das disposições contidas neste regulamento.
9.2 - Eventuais esclarecimentos devem ser solicitados à Organização.