Reduzir fonteLetra tamanho normalAumentar fonte

Registo de mendigos autorizados a esmolar

Registo de mendigos autorizados

Na sequência da temática desenvolvida no mês transato, O 'Curiosidades de Outrora' traz outro documento que, na mesma linha e pela sua singularidade, é digno de apontamento. Trata-se do 'Registo dos mendigos residentes n'este concelho e autorizados a esmolar' incluso na subseção 'Assistência' do fundo da Administração do Concelho de Ferreira do Zêzere, com datas extremas entre 1871 e 1884.


Ao longo da história, as políticas assistenciais foram granjeando o entendimento e atenção indispensáveis. Numa perspetiva assumida de combate à exclusão social, baseavam-se nos princípios do assistencialismo e da caridade para com os mais vulneráveis, numa lógica de universalidade de direitos, quer fundamentais, quer sociais.

Nesta medida, o Arquivo Municipal continua a desenvolver o seu trabalho numa linha de continuidade e, fundamentalmente, de contributo para a historiografia local. Foram observados, no presente caso, os aspetos mais significativos relacionados com a Mendicidade e Assistência, embora, e repetindo o já enunciado por diversas vezes, muito tenha ficado por detalhar.

Eventos

Aplicação Descubra Ferreira do Zêzere
Risco de Incêndio Próprio dia

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade