Reduzir fonteLetra tamanho normalAumentar fonte

A Roda dos Expostos

Roda dos Expostos

O presente trabalho do Arquivo Municipal nasce da vontade de dar a conhecer mais uma temática, desta vez sobre os 'Expostos', contribuindo e desejando valorizar a historiografia local.

O assunto suscitou interesse imediato, embora se tenha revelado muito mais abrangente do que o inicialmente suposto. Isto porque a bibliografia é vasta, assim como o tema. Reporta-se a uma época de grandes mutações, o que implica, não só o domínio de muita informação, assim como um grande à vontade com vários contextos históricos. Na verdade, e apesar de estreitamente relacionada com a Demografia Histórica e a História Social, a temática ora tratada poderá ser desenvolvida no âmbito do Direito, da Sociologia, da Antropologia, da Medicina e da História das Mentalidades. Esta última, seguramente a mais complexa, pela falta de clareza e linearidade, pautada pela assincronia e pela coexistência de interpretações díspares no estudo da criança, da mulher/mãe, da sociedade e das próprias instituições.

Com efeito, os expostos e as rodas são um tema transversal ao país, pois fizeram parte da realidade de todos os concelhos. Ferreira do Zêzere não foi exceção. A abundância de fontes bibliográficas e estudos de caso, a par dos diferentes domínios indissociáveis à temática, prolongou o presente apontamento, quer em tempo, quer em extensão. Muito mais haveria para esmiuçar. Porém, apenas foram abordados os aspetos mais significativos.

Anexos:
Download this file (0.5_2016.pdf)Os expostos595 kB05-04-2016

Eventos

outubro 2017
Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.
1
2
3
4
5
6
9
10
11
16
17
18
19
20
23
24
25
26
29
30
31
Aplicação Descubra Ferreira do Zêzere
Zezere TV

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade