Reduzir fonteLetra tamanho normalAumentar fonte

Notícias

Granfondo Médio Tejo foi um sucesso

Continuar... Granfondo Médio Tejo foi um sucesso

Realizou-se no passado domingo, 22 de maio, a 1ª edição do Skoda Granfondo Médio Tejo. Este ano com partida e chegada em Ferreira do Zêzere, a prova teve a organização da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Câmara Municipal de Tomar e Cabrera Solutions. Com a presença de cerca de 1000 ciclistas, ciclo desportistas e cicloturistas (federados ou não federados) de 15 nacionalidades, a grande maioria teve oportunidade de conhecer o nosso Zêzere e as nossas paisagens pela 1ª vez, esperando a organização que regressem em breve.

Bruno Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Ferreira Zêzere, considerou que "...este evento foi uma importante âncora para continuar a promover o território e contribuir para o seu desenvolvimento económico local e dinamização turística."

Para além do Granfondinho, prova lúdica para os mais pequenos, o Granfondo Médio Tejo, teve 3 distâncias, com as seguintes designações, quilometragens e desnível:

- Granfondo: 139,79km | 2280mt D+

- Mediofondo: 104km | 1720mt D+

- Minifondo: 76km | 1090mt D+

O evento contemplou ainda uma caminhada.

No plano desportivo, registam-se os vencedores da edição inaugural: Na distância minifondo (76 kms), Joana Santos (Proteu Cycling Team – Casa de Povo de Retorta) e Pedro Pinheiro (Love Tiles); no mediofondo (104 kms), Laiz Costa (Ind.) e João Fonte-Boa (GCC Comprar Casa Évora) e na distância rainha (140 kms), Ana Frias (Proteu Cycling Team – Casa de Povo de Retorta) e Nuno Inácio (Fundão BTT/Pódio Bikes).

Dos muitos ciclistas ferreirense presentes, destaque para os medalhados da Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere Zulmira Silva, Diogo Silva e Célia Sol e Fzzbike por equipas.

Parabéns a todo

 

Continuar... Granfondo Médio Tejo foi um sucessoContinuar... Granfondo Médio Tejo foi um sucessoContinuar... Granfondo Médio Tejo foi um sucessoContinuar... Granfondo Médio Tejo foi um sucessoContinuar... Granfondo Médio Tejo foi um sucessoContinuar... Granfondo Médio Tejo foi um sucessoContinuar... Granfondo Médio Tejo foi um sucessoContinuar... Granfondo Médio Tejo foi um sucesso

Pedro Andersson na Biblioteca

Continuar... Pedro Andersson na Biblioteca

No próximo dia 27 de maio pelas 21:30, a Biblioteca Municipal recebe o jornalista Pedro Andersson, para a apresentação do seu último livro “Contas-poupança: vença a crise com inteligência e aprenda tudo sobre os seus direitos”.

A Atividade é gratuita mas sujeita a inscrição, devido á lotação da sala.

 

Pedro Andersson nasceu em 1973 e apaixonou-se pelo jornalismo ainda adolescente, na Rádio Clube da Covilhã. Licenciou-se em Comunicação Social, na Universidade da Beira Interior, e começou a carreira profissional na TSF. Em 2000, foi convidado para ser um dos jornalistas fundadores da SIC Notícias.

Atualmente, continua na SIC, como jornalista coordenador, e é responsável desde 2011 pela rubrica “Contas-Poupança”, dedicada às finanças pessoais.

Reunião do Conselho Municipal da Educação

Continuar... Reunião do Conselho Municipal da Educação

Reuniu nesta segunda-feira, dia 23 de maio, o novo Conselho Municipal da Educação de Ferreira do Zêzere, com a participação de várias entidades de âmbito nacional e local, representativas da comunidade educativa.

Estiveram presentes, designadamente, representantes do Agrupamento de Escolas, dos pais e encarregados de educação, dos professores e da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares.

O Conselho Municipal da Educação é um órgão consultivo que tem por objetivo analisar e acompanhar o funcionamento do sistema educativo, efetuando um diagnóstico estratégico das necessidades e projetando o desenvolvimento da rede educativa.

Da ordem de trabalhos constou:

- A discussão e aprovação do Regimento do Conselho Municipal da Educação, que foi aprovado por unanimidade;

- A discussão e aprovação da nova Carta Educativa. Este documento fundamental foi revisto e atualizado em todos os capítulos face à versão de 2021, colheu algumas sugestões dos intervenientes e foi colocado à votação, tendo sido também aprovado por unanimidade.

A Carta Educativa do Município de Ferreira do Zêzere será agora enviada ao Ministério da Educação para posterior análise e validação.

Investigação na Gruta da Avecasta retomada

Continuar... Investigação na Gruta da Avecasta retomada

Este sábado a A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere em parceria com a Double-u Replay promoveram um fórum de apresentação do relançamento do programa de investigação e museologia da Gruta da Avecasta, Areias. Uma iniciativa não só dirigida a estudiosos, mas também aos ferreirenses e ao público em geral.

 

A iniciativa começou cum uma visita guiada à Gruta e Cabeço da Avecasta: Eco-fisiografia, Flora, Vegetação e Arqueologia, apresentada por José Mateus e Paula Queiroz.

Seguiu-se um período de comunicações curtas:

1) As antigas ocupações da Gruta-Povoado da Avecasta - José Mateus e Paula Queiroz

2) O programa de virtualização - José Mateus, Paula Queiroz, Rui Palhinha, Pedro Brasil

3) Palinologia dos horizontes proto-históricos (primeiro esboço) - Paula Queiroz e José Mateus

4) Carpologia de um contexto de armazenamento da Idade do Bronze - Paula Queiroz, Denise Silva, Artur Mateus

5) As pastas cerâmicas do horizonte C11d&e (ensaio preliminar) - Massimo Beltrame, Artur Mateus, José Mateus

6) Primeiros ensaios de análise dos resíduos orgânicos da olaria do horizonte C11d&e - Ana Manhita, Cristina Barrocas Dias, José Mateus

7) Primeiros ensaios de releitura estratigráfica com Fluorescência de Raios-X – Massimo Beltrame

 

A terminar apresentou-se o Ecomuseu Avecasta: Que desafios? Que perspetivas? Para Quando?

Uma conversa franca, alargada e informal entre a equipa de pesquisa, autarcas, ferreirenses, e público interessado, precedida de algumas apresentações que enquadraram o tema.

O pré-projecto de 2002 - José Mateus e Paula Queiroz

A Avecasta no contexto da Arqueologia da Paisagem - Os desafios, as estratégias possíveis – Denise Silva

Arqueometria e arqueobotânica (pontes promissoras) – Ginevra Coradeschi

Em busca das gentes da Avecasta - Cláudia Relvado

Os desafios da zoo-arqueologia - Carlos Pimenta

Novos dados de análise de pastas de cerâmica (níveis pré-romanos) – Abiodun Ganiyu

Desafios da Conservação e Restauro - Ricardo Triães

Arquitetura tradicional na aldeia da Avecasta e os legados milenares - Teresa Bray

Avecasta e a rede NATURA2000 - Paula Queiroz e José Mateus

Antevisão da série AVECASTA DISPLAY (‘cadernos’ Avecasta) - José Mateus e Paula Queiroz

 

Continuar... Investigação na Gruta da Avecasta retomadaContinuar... Investigação na Gruta da Avecasta retomadaContinuar... Investigação na Gruta da Avecasta retomadaContinuar... Investigação na Gruta da Avecasta retomada

Granfondinho Médio Tejo

Continuar... Granfondinho Médio Tejo

No dia 21 de maio de 2022 estão disponíveis atividades no parque de estacionamento do Mercado Municipal para as crianças com idade entre os 03 os 06 anos.

No âmbito da Iniciativa Granfondo Médio Tejo, que acontecerá no dia seguinte, também os mais pequenos terão oportunidade de andar de bicicleta e mostrar a sua resistência, equilíbrio e talento. Entre as 16h00 e as 18h00 espera-se um momento de convívio e alegria espontânea, naquela que será uma experiência inesquecível.

Traga as suas crianças a participar no Granfondinho.

Promova hábitos de vida saudável e o convívio entre pares.

Eventos

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade