Exercício na Ponte da Pombeira

Foi realizado na manhã desta quarta-feira, dia 25 de Outubro de 2023 um Exercício-Treino Operacional de Busca e Resgate, mais especificamente na área de Grande Ângulo (resgate em altura) na ponte da Pombeira.

Com este exercício pretendeu-se verificar a capacidade de resposta em possíveis incidentes na ponte, tendo sido simulada a queda de um trabalhador da obra de conservação da ponte (em curso), que ficou suspenso pela linha-de-vida, com traumatismo de membro inferior e resgate por descida ao rio e evacuação inicial por embarcação.

Envolveu diretamente os Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere na vertente de Grande Ângulo e os Bombeiros Voluntários de Vila de Rei na vertente de Socorro, em articulação com o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo e GNR de Ferreira do Zêzere.

Estiveram ainda presentes elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil de Ferreira do Zêzere e de Vila de Rei, gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere e Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere, como observadores.

Este exercício apenas foi possível devido ao envolvimento da VSL Sistemas Portugal (empresa responsável pela obra) e a Infraestruturas de Portugal (entidade responsável pela ponte).

Da análise do exercício foi possível obter um bom "feedback" da capacidade de resposta bem como dos futuros equipamentos a adquirir.

whatsapp image 2023 10 25 at 14.31.12 3