Programa ColorADD Social nos Centros Escolares

Programa ColorADD Social

O Centro Escolar de Ferreira do Zêzere, Luís Ribeiro Pereira e o Centro Escolar de Areias, Engenheiro Sérgio Mendes de Melo acolheram, dia 29 de setembro, o programa Color ADD Social – Programa nas Escolas.
Esta é uma iniciativa, que resulta da parceria do município de Ferreira do Zêzere e a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, que se destina a crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico, em particular os alunos do 3.º ano de escolaridade.
Miguel Neiva, autor português, desenvolveu uma linguagem única e universal, através de símbolos com base nas cores primárias e que permite facilmente ao daltónico identificar as cores através destes. Nesta sequência, foi fundada a Associação ColorADD Social que tem como missão sensibilizar a comunidade para a limitação não visível que o Daltonismo implica, nomeadamente os constrangimentos inerentes à dificuldade na identificação das cores, promovendo a inclusão e a integração e social.


Com base neste pressuposto, este programa foi desenvolvido nos centros escolares com as seguintes ações:
- “Ver e sentir as cores” (permitir o contacto com a visão daltónica, sentir os constrangimentos e experienciar a diferença);
- Promoção de ações de capacitação (para uma maior consciencialização para a problemática);
- Disponibilização do Kit ColorADD (disponibilizar ferramentas para a aprendizagem e utilização do Código ColorADD nas Escolas);
- Realização de rastreios do Daltonismo (diagnóstico precoce de daltonismo por optometristas);

Foram também realizados rastreios de daltonismo e acuidade visual, para os quais contamos com apoio da Ótica Alípios.

Este Programa ColorADD Social visa abranger todas as crianças deste ciclo, pretendendo dar-se continuidade anualmente a estas ações.

A cor é para todos!

Eventos

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade