Imprimir
Adicionar ao Calendário

Exposição Inspirações na Biblioteca

ImprimirJGLOBAL_MAIL
Cultura
Cartaz do Evento
Data: terça, 9 de abril de 202409:00 - 18:00

Local: Biblioteca Municipal Dr. António Baião

EXPOSIÇÃO DE PINTURA

Está patente, na Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere, a exposição de pintura de Eunice Lopes “Inspirações”.

"Inspiração é o processo de inserir ar para dentro do nosso organismo", "Processo que faz com que algo nasça no nosso coração, no espírito, no pensamento”. No mundo frio e desumano em que vivemos, esta exposição é um convite para uma inspiração reflexiva sobre o nosso crescimento interior, sobre o que nos move, o que nos conecta e o que nos torna humanos.

Biografia: Eunice Lopes nasceu a 18 de março de 1979 no concelho de Leiria. Na escola sempre mostrou aptidão para o desenho e trabalhos manuais. Apaixonou-se pela arte quando viu pela primeira vez uma pintura de Salvador Dali, sendo os surrealistas e os simbolistas os seus maiores ídolos. Teve a primeira experiência com pintura em tela em 1999, num pequeno atelier de artes nesta mesma cidade. Apesar de maioritariamente autodidata, o desejo de aperfeiçoar técnicas e aprofundar conhecimentos levou-a a frequentar aulas em 2 ateliers em Leiria e em 2005 a ingressar na Sociedade Nacional de Belas-Artes de Lisboa onde estudou pintura e desenho. Durante este período fez várias exposições coletivas na antiga galeria de arte do Grémio Literário Café em Leiria e SNBAL. Em 2006, fez uma exposição individual na cidade de Ourém. Afastou-se da pintura por um período, tendo retomado a esta paixão em 2020. É com a pintura a óleo, pastel e aguarela que mais gosta de se expressar e costuma dizer que "Pinta o que os olhos veem e o coração sente...". Conta também com a participação de 2 aguarelas na revista de poesia "Acanto V" (2022). Está representada em coleções particulares em Portugal, França, Alemanha, Suécia e Estados Unidos.

Outras exposições individuais: 2023 - Posto de Turismo da Batalha; 2023 - Auditório dos Paços do Concelho em Ourém; 2022 - Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira; 2022 - Posto Turismo São Pedro de Moel; 2022 - Teatro José Lúcio da Silva; 2021 - Posto Turismo Leiria; 2006 - Livraria O Som da Tinta em Ourém.

Outras exposições coletivas: 2023 - "100 Artistas" na Sala D'Ouro Pavilhão Multiusos de Gondomar; 2023 - "1874" na Casa Varela - Centro de Experimentação Artística; 2005/2006 - Exposições de alunos da SNBA de Lisboa



 

 

Todas as datas


  • Desegunda, 1 de abril de 202409:00asegunda, 29 de abril de 202418:00
    segunda, terça, quarta, quinta, sexta & sábado
 

Eventos

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade