Reduzir fonteLetra tamanho normalAumentar fonte
Imprimir
Adicionar ao Calendário

Ver sons, ouvir imagens II

ImprimirJGLOBAL_MAIL
Cultura
Cartaz do Evento
Data: segunda, 9 de maio de 202209:00

Ver os Sons, Ouvir Imagens

É um evento multimédia de caráter performativo em que a música interpretada pelo Duo Contracello – original agrupamento de contrabaixo e violoncelo, integrado por Adriano Aguiar e Miguel Rocha –, composta por criadores contemporâneos propositadamente para o Duo, interage com sequências audiovisuais desenhadas por videoartistas nacionais.

O trabalho criativo em torno do cruzamento destas duas expressões artísticas permite criar um espectáculo multidimensional, proporcionando ao público novas e intensas experiências estéticas.

Após ter trabalhado com os compositores João Pedro Oliveira, Isabel Soveral, Jaime Reis, Clotilde Rosa, António Chagas Rosa, Ângela Lopes e os videoartistas Mariana Irene Aparício, Inês Silva, Gabriel Marmelo e o próprio João Pedro Oliveira, com concertos nacionais em Castelo Branco, Lisboa, Porto e Torres Vedras e internacionalizações em Amesterdão, Madrid e Praga, usufruindo do apoio da DGARTES e da GDA, o Duo Contracello continua a apostar no projeto Ver os Sons, Ouvir Imagens, cuja validade tem sido confirmada pela excelente recetividade do público. Conta, assim, com um renovado leque de compositores e videoartistas, que mescla personalidades experientes com nomes emergentes.

DUO CONTRACELLO

O Duo Contracello iniciou a sua actividade em 1993. A receptividade e o sucesso imediatamente obtidos junto do público levaram os seus fundadores a apostar na continuidade do projecto. Para além das suas apresentações em Portugal (tais como Festivais de Música de Espinho, de Leiria, Porto 2001-Capital Europeia da Cultura e Centro Cultural de Belém, Festival CriaSons 2011), o Duo Contracello actuou em Espanha, França (Festival d’Ile de France), Suíça, Estados Unidos da América e República Checa.O seu repertório, que se estende de Couperin a Berio, é constantemente enriquecido com obras originais especialmente dedicadas. A primeira realização discográfica do Duo Contracello (CD NUMERICA 1055) foi publicada em fins de 1996, contou com o apoio do Ministério da Cultura e inclui obras de Boismortier, Pleyel, Rossini e Alexandre Delgado.

Em 2006 foi lançado o segundo CD – “Duo Contracello II” com obras de Couperin, Keyper, Mozart, Boukinik e Carlos Azevedo. O CD – “Duo Contracello III”, editado em 2015 é inteiramente preenchido com obras dedicadas ao Duo Contracello por compositores portugueses: Sérgio Azevedo, Paulo Jorge Ferreira, António Victorino D’ Almeida, Isabel Soveral e César Viana. O programa deste último CD foi apresentado em numerosos concertos de norte a sul de Portugal, com o apoio da Direção-Geral das Artes.



 

 

Todas as datas


  • segunda, 9 de maio de 2022 09:00
 

Eventos

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade