Adicionar ao Calendário

Exposição “Sobre Linhas: Comboios de passageiros fabricados pela Sorefame em meados do século XX

ImprimirJGLOBAL_MAIL
Cartaz do Evento
Data: sexta, 6 de outubro de 202309:00 - segunda, 30 de outubro de 202317:00

Está patente na Biblioteca Municipal Dr. António Baião a exposição “Sobre Linhas: Comboios de passageiros fabricados pela Sorefame em meados do século XX”

Biografia: António José Dâmaso Afonso natural de Évora (1931), frequentou a escola industrial e comercial, foi colaborador do arquiteto Frederico George e, já na Sorefame – sociedades reunidas de fabricações metálicas, assumiu (1966-1990) funções como desenhador/técnico industrial e coordenador do departamento de material circulante, na secção de interiores (projetos e decoração de interiores de carruagens). Na mesma empresa, participou, como artista gráfico, em edições do departamento de relações públicas e no boletim informativo do clube Sorefame. Desde sempre apaixonado pela banda desenhada e pelo cartoon, ao longo dos anos contribuiu para várias publicações com logótipos, ilustrações, curiosidades, redação de artigos e coordenação de suplementos. Integrou os júris de diversos festivais de BD e surge mencionado como autor no «dicionário de autores de banda desenhada e cartoon em Portugal» (de Leonardo de Sá e António Dias de Deus), na «história da arte da caricatura de imprensa em Portugal» (de Osvaldo Macedo de Sousa) e no «dicionário-zinho» (de A. J. Ferreira).

Todas as datas

• Desexta, 6 de outubro de 202309:00asegunda, 30 de outubro de 202317:00