Dia Mundial do Ovo

O dia de 13 de outubro de 2023, Dia Mundial do Ovo, ficará para sempre registado na história do concelho de Ferreira do Zêzere.

Pelas 20h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, será assinada a escritura de constituição da Confraria do Ovo de Ferreira do Zêzere.

O Município de Ferreira do Zêzere, as sete Juntas de Freguesia e as duas empresas do concelho produtoras de ovos, Zêzerovo e Uniovo, serão as entidades fundadoras desta confraria, reafirmando o orgulho na marca Capital do Ovo, criando um novo mecanismo de divulgação do território.

Ao longo do dia, o Município de Ferreira do Zêzere irá desenvolver diversas atividades para os alunos do Agrupamento de Escolas do concelho, em parceria com as duas empresas produtoras de ovos, Zêzerovo e Uniovo, bem como a equipa responsável pelo desenvolvimento do projeto - Literacia Alimentar & Dieta Mediterrânica no Médio Tejo.

Para os alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo do Centro Escolar de Ferreira do Zêzere e de Areias, serão proporcionadas atividades com vista à promoção do ovo e dos seus benefícios, quando integrado numa alimentação saudável e de base mediterrânea. Com essa finalidade, cada aluno irá receber um ovo cozido totalmente decorado para degustação. As empresas ferreirenses produtoras de ovos, irão oferecer alguns brindes aos alunos com a presença da mascote “Eggas” da Uniovo.

Para os alunos do 2º e 3º ciclos e secundário, o Município em colaboração com a equipa responsável pelo projeto - Literacia Alimentar & Dieta Mediterrânica no Médio Tejo, terá uma carrinha ambulante com demonstrações ao vivo de receitas saudáveis e sustentáveis, para degustação.

Espera-se que esta seja não só uma atividade lúdica para as crianças e jovens, mas também didática e promotora de uma alimentação mais saudável, utilizando, para isso, um alimento de grande destaque no concelho: o ovo.