16º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

16º  Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

O 16º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas irá realizar-se no Centro Cultural Alfredo Keil, em Ferreira do Zêzere nos dias 8 e 9 de novembro.

Promovido pela Direção-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) em colaboração com o Município de Ferreira do Zêzere, o Encontro terá como tema “As (novas) missões das bibliotecas públicas - Para que serve uma biblioteca pública, hoje?” e contará com a presença de profissionais de Bibliotecas Públicas Municipais de todo o país.

É objetivo deste Encontro Nacional, promover a reflexão dos profissionais sobre alguns dos temas emergentes e que merecem uma análise e discussão conjuntas sobre as novas missões das bibliotecas públicas, metodologias de trabalho e de envolvimento das comunidades e dos cidadãos, de criação de serviços, dinamização de atividades e de gestão de espaços, serviços e coleções.

Ao longo dos dois dias de trabalho irão realizar-se vários workshops, em torno de temas fundamentais para o desenvolvimento das comunidades como a inovação e sustentabilidade, literacias e inclusão, processos participativos, cidadania e democracia, parcerias e estratégias na formação de leitores.

Será também entregue o Prémio de Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais 2021.

No final do Encontro os participantes irão visitar a aldeia ribeirinha de Dornes, uma das 7 Maravilhas de Portugal.

Consulte o programa aqui