Projeto da Rota dos Templários - visita técnica

No passado dia 31 de outubro, a CIM Médio Tejo promoveu uma visita técnica às experiências interativas, que estão a ser desenvolvidas no âmbito do projeto da Rota dos Templários.

Nesta visita marcou presença Miguel Pombeiro, 1º secretário executivo e Jorge Simões, secretário intermunicipal da CIM Médio Tejo, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo do Centro de Portugal e Suzel Santos, também da Turismo do Centro de Portugal, Teresa Ferreira, Sílvia Simões e Helena Ribeiro, do Turismo de Portugal e as técnicas Carla Grácio e Joana Santos, da equipa de planeamento estratégico desta CIM.

Nos locais, a comitiva foi acolhida pelo presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Bruno Gomes, em Tomar, pela vereadora Filipa Fernandes e em Vila Nova da Barquinha pela vereadora Paula Pontes, que se fizeram acompanhar das suas equipas técnicas.

A visita iniciou pelas 9h30, no Centro de Interpretação Templário de Almourol, em Vila Nova da Barquinha, onde foi possível conhecer a “Visita Virtual ao Castelo de Almourol”, espaço inaugurado no passado dia 18 de julho e, desde essa data, aberto ao público.

Seguiu-se a visita à Torre de Dornes, onde foi possível fazer-se um ponto situação do projeto em curso de requalificação da Torre Pentagonal de Dornes e da sua envolvente, assim como da futura instalação da experiência de vídeo mapping sobre as lendas da Torre de Dornes e de Nossa Sra. do Pranto, uma experiência que ainda está em fase de desenvolvimento.

Por último, e já no período da tarde, seguiu-se a visita à experiência da maquete com vídeo projeção, que retrata o Cerco ao Castelo de Tomar, que se encontra numa das salas do Convento de Cristo e que será lançada ao público nos próximos meses.

Também nesta sala será criado o Espaço Médio Tejo – um espaço de promoção turística da região do Médio Tejo, com enfoque para os Produtos Turísticos Integrados desta região, que promova a visitação ao território e permita explorar conteúdos de forma inovadora e imersiva, com recurso a uma experiência imersiva.

Recorde-se que a Rota dos Templários no Médio Tejo é uma nova oferta turística para quem visita o território e que representa o primeiro passo para uma rota nacional e abrange na nossa região os municípios de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sertã, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

Com esta Rota, o Centro de Interpretação Templário de Almourol, em Vila Nova da Barquinha, o Convento de Cristo, em Tomar, e a Torre Templária de Dornes, em Ferreira do Zêzere, vão receber experiências imersivas.

Atrativos para todas as idades e para vários públicos, que serão complementados com um site e uma aplicação da Rota dos Templários, bem como diversos materiais promocionais.

Com a Rota dos Templários, a CIM Médio Tejo pretende a valorização do património histórico-militar e a promoção turística do território associada à temática templária, incluindo a melhoria da experiência de visitação dos monumentos templários mais marcantes da região, através de ofertas diferenciadoras e que estarão disponíveis brevemente.

In: https://mediotejo.pt/