Ferreira do Zêzere já tem Confraria do Ovo

Decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Ferreira do Zêzere a cerimónia de assinatura da escritura da constituição da Confraria do Ovo. O Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Bruno Gomes, considerou este, mais um momento histórico para o concelho.

No Dia Mundial do Ovo, dia 13 de outubro, assinaram esta escritura, como entidades fundadoras, o Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, as sete Juntas de Freguesia e as duas empresas do concelho produtoras de ovos, Zêzerovo e Uniovo.

A Confraria do Ovo visa promover o estudo, preservação e divulgação do Património Gastronómico de Ferreira do Zêzere, bem como a sua ligação com a arte, artesanato, ciência e literatura.

A Confraria propõe-se a:

- Organizar eventos, receções, banquetes, reuniões e manifestações similares assegurando a genuinidade dos produtos e respetiva confeção;

- Apoiar a elaboração e divulgação de trabalhos sobre gastronomia regional e local, nomeadamente receitas à base de Ovo, tendo em consideração a sua história e técnicas tradicionais de produção e confeção;

- Promover conferências e passeios culturais;

- Divulgar, recorrendo a todos os meios adequados, as virtudes e tradições ligadas a Ferreira do Zêzere e ao Ovo;

- Estabelecer relações com outras Confrarias portuguesas ou estrangeiras existentes, privilegiando as que se centrem na Gastronomia Portuguesa;

- Colaborar com os Órgãos Locais, Regionais, Nacionais ou Internacionais de turismo em todas as ações tendentes à divulgação e promoção do património local.

confraria ovo1confraria ovo2confraria ovo3confraria ovo4confraria ovo5confraria ovo6confraria ovo7confraria ovo8confraria ovo9confraria ovo10confraria ovo11confraria ovo12confraria ovo13