Real d’Água da Vila de Dornes

Real d'Água do vinho e da carne

A propósito do trabalho desenvolvido pelo Arquivo Municipal, relativamente ao Fundo da Câmara Municipal do Concelho de Dornes, designadamente à sua história administrativa; surgiu, entre os poucos que o constituem, um documento em atado, que despertou alguma curiosidade.

Trata-se do Livro para registo dos manifestos apresentados pelos proprietários da Vila de Dornes, relativamente ao imposto Real d'Água do vinho e da carne, no período compreendido entre 1826 e 1837.

Pela invulgaridade da temática (considerando tratar-se de um tributo sobre dois bens alimentícios específicos), entendeu o Arquivo Municipal partilhar, neste mês de março, outra 'Curiosidade de Outrora', e analisar o documento supramencionado. Não há a pretensão de grande exaustividade, até porque muito havia para referir e explicar relativamente a Dornes e à economia local; atendendo não só ao facto de ter sido comenda dos Templários, mas também à importância inegável que teve como sede de concelho entre 1513 e 1836.

Data : terça, 1 de janeiro
Data : quarta, 2 de janeiro