Conselhos para fazer um uso eficiente da energia em sua casa

uso eficiente da energia

Se existe algo que não nos dá dúvidas, é que um uso responsável da energia permitirá que se consiga poupar nas contas de energia. Isto é básico, e provavelmente já sabe, a eficiência não depende apenas das características técnicas dos eletrodomésticos que compramos, mas também do uso que lhes damos. Assim, através de pequenos hábitos como apagar a luz ao sair de uma divisão, ou adaptar a temperatura de acordo com as recomendações, dependendo da época do ano, podem ajudar a conseguir um ambiente mais confortável para todos usando o mínimo de recursos.

Para que consiga aumentar a eficiência energética em sua casa - e pagar menos na conta de luz-, tome nota destas dicas:

1. Desconecte completamente todos os equipamentos eletrónicos

Os equipamentos em modo de espera continuam a consumir energia desnecessariamente. Estima-se que o consumo desses aparelhos seja cerca de 5% do consumo doméstico. Um gesto tão simples como desconectá-los completamente, conectando vários deles às extensões elétricas com um interruptor geral, ajudará a poupar energia.

2. Reduza as perdas de energia com um bom isolamento

Um quarto da energia produzida nas casas é utilizada para compensar as perdas que ocorrem nas portas e janelas com acesso ao exterior. Para se ter uma ideia, apenas instalando vidros duplos, a perda de energia seria reduzida em cerca de 50%.

3. Ventile a sua casa o tempo suficiente

No inverno, aproveite os momentos mais ensolarados do dia para ventilar a casa abrindo as janelas por 10 a 15 minutos. Nesse período de tempo, o ar de cada divisão será renovado sem arrefecer as paredes e o chão, eliminando a necessidade de consumir mais energia para aquecer o ar. Durante o dia, mantenha as persianas e cortinas da sua casa abertas para aquecê-la e feche-as à noite para reforçar o seu isolamento.

No verão, aproveite para ventilar logo pela manhã, quando o ar está mais fresco. Nas horas mais quentes do dia, mantenha as janelas e persianas fechadas para evitar que o calor entre.

4. Utilize eletrodomésticos com classificação A

Para garantir que o seu sistema de ar condicionado seja o mais eficiente em termos energéticos, o ideal é que tenha uma classificação A. Esta classificação energética pode ser aplicada a vários eletrodomésticos. Quando for comprar algum, verifique a classe energética a que pertence. Os eletrodomésticos mais eficientes estão catalogados com a letra A (verde) e os menos eficientes estão mencionados com a letra G (vermelho).

5. Aposte na energia limpa

As caldeiras tradicionais à base de combustão para geração de calor fazem um uso ineficiente de energia e têm um alto custo de manutenção e revisão. Felizmente, existem alternativas baseadas em energia limpa com as quais é possível poupar na conta de luz e fazer um uso mais responsável da energia, como é o caso da energia aerotérmica, reconhecida como fonte de energia renovável pela Diretiva Europeia 2009/28/CE.

Os sistemas aerotérmicos aproveitam o ar externo para refrigerar e aquecer, e ainda ter água quente sanitária, sendo o complemento perfeito para instalações de radiadores, ventiladores ou piso radiante.

Estas unidades oferecem grandes vantagens sobre os sistemas tradicionais de aquecimento e ar condicionado:

-Eles são ecológicos, pois usam uma fonte de energia renovável.
-Produzem mais energia do que consomem. Para o seu funcionamento utiliza 70% da energia proveniente do calor existente num espaço e apenas 30% da eletricidade.
-São compactos e fáceis de instalar.
-Alteram a temperatura sem alterar os níveis de humidade.

6. Comunicação da leitura do consumo elétrico

Existem muitas formas de controlar o consumo de energia elétrica para que a fatura não seja uma dor de cabeça. Um dos maiores conselhos que são dados pelos fornecedores de energia, é a comunicação da leitura todos os meses.

Ao dar a leitura da luz de forma regular, vai evitar que a sua fornecedora lhe envie uma fatura com leituras estimadas, isto é, consumos que podem não ter existido, e assim, pagar mais por isso, havendo acertos de faturação da próxima leitura real.

7. Tarifas de energias adequadas

O mercado da energia hoje em dia já oferece vários tipos de tarifas de energia. As mais conhecidas são as tarifas simples em que o preço da energia é o mesmo todos os dias. Já as tarifas bi-horárias, apresentam horários em que a energia é mais barata. Dentro destas tarifas vai encontrar os ciclos horários: simples, diário e semanal. Aconselhe-se junto da sua fornecedora de energia.

8. Tarifa social aplicada aos serviços essenciais

Os apoios sociais têm sido uma realidade em Portugal. A tarifa social mais conhecida é a da energia e é concedida aos agregados familiares com menos recursos económicos. No início deste ano entrou em vigor a tarifa social de internet, cujo objetivo é muito idêntico ao da tarifa social elétrica: ajudar as famílias com menos recursos a ter acesso ao mundo digital e a não pagar tanto por isso.
Se tem tarifa social de energia, saiba que os requisitos para obter a tarifa social de internet serão os mesmos.

Eventos

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade