Coleção Biografias

"José Cristóvão - o construtor de sonhos" - 2018

A Fundação Maria Dias Ferreira lançou em 2018 um livro sobre a vida e obra de José Cristóvão.
​Empresário de sucesso e figura incontornável, desde cedo ligado a Ferreira do Zêzere, tem vindo, ao longo dos anos, a desempenhar um papel determinante não só no turismo da região mas também em outros pontos do país.
Com um total de 520 páginas e mais de 250 fotografias, este livro presta uma devida homenagem a uma personalidade incontornável da região de Tomar e Ferreira do Zêzere, quer pela obra que aqui realizou e pelos empregos que criou, quer pela intervenção cívica que teve nestes locais.
Dividida em 25 capítulos, esta publicação detalha o que foram, desde as suas origens humildes, a vida e a obra do construtor e empresário hoteleiro José Cristóvão, proprietário do Hotel dos Templários, da Estalagem Lago Azul e do empreendimento Varandas do Lago, só para citar alguns exemplos.

P.V.P.: 45€ (Venda disponível no Posto de Turismo e Biblioteca Municipal)

Apresentação do livro "José Cristóvão - O construtor de sonhos" - YouTube

capa jc 1

“José Martinho – do sonho à obra” - 2014

A Fundação decidiu, em 2014, lan­çar um livro sobre a vida e obra de José Martinho da Conceição Alves (mais conhecido como José Martinho), ilustre ferreirense, natural da freguesia da Igreja Nova do Sobral. José Martinho foi um homem sério e austero, uma “força da natureza” que nada quis para si, mas que quis tudo para os outros. E que viveu com o sonho, por vezes contra tudo e contra todos, de fazer algo pela sua terra que unisse e agregasse as pessoas, o que veio a concre­tizar-se, num primeiro momento, na constituição da Associação Igrejanovense de Melhoramentos (AIM) e, mais tarde, no Lar e Centro de Dia da Igreja Nova, obra notável que ele soube concretizar, depois de a sonhar.
Com a publicação “José Martinho – do sonho à obra”, da autoria de Francisco Salgueiro e de Cátia Salgueiro, a Fundação Maria Dias Ferreira prossegue o seu propósito de divulgar a ação e a benemerência das mais destacadas figuras da sociedade ferreirense.

P.V.P.: 15€ (Venda disponível no Posto de Turismo e Biblioteca Municipal)

“Guilherme Soeiro: fragmentos de uma vida exemplar” - 2012

Com a realização, em 2012, da obra “Guilherme Soeiro: fragmentos de uma vida exemplar”, da autoria de Paulo Alcobia Neves e de Cátia Salgueiro, a Fundação Maria Dias Ferreira quis divulgar a ação e a benemerência de um dos mais destacados vultos da sociedade ferreirense do século XX, Guilherme Felix de Faria Soeiro, que foi edil, pedagogo, farmacêutico, agricultor e dirigente associativo.
O seu prestígio, dedicação e empreendedorismo fizeram com que ascendesse quase naturalmente ao cargo de Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere em 1949, cargo que desempenhou até 1961.
Ao longo dos seus lúcidos 93 anos de existência e benemerência, Guilherme Soeiro obteve o reconhecimento de diversas instituições, merecendo maior destaque a distinção que lhe concedeu o Governo da República conferindo-lhe o Grau de Oficial da Ordem de Cristo a 13 de julho de 1961.

P.V.P.: 10€ (Venda disponível no Posto de Turismo e Biblioteca Municipal)

“António Baião: de Ferreira do Zêzere à Torre do Tombo” - 2011

Por ocasião do cinquentenário do falecimento do Dr. António Baião, a Fundação Maria Dias Ferreira quis prestar uma homenagem a este ilustre historiador de origem ferreirense, através da publicação de um livro que desse a conhecer às gerações vindouras a sua vida e a sua obra. Assim nasceu o livro intitulado “António Baião: de Ferreira do Zêzere à Torre do Tombo”, publicado em 2011, da autoria dos historiadores Ana Cristina da Costa Gomes e Paulo Alcobia Neves. Esta publicação contempla dados inéditos da biografia, bibliografia, genealogia e outras informações deste ilustre ferreirense, antigo diretor da Torre do Tombo.

P.V.P.: 10€ (Venda disponível no Posto de Turismo e Biblioteca Municipal)

In: FUNDAÇÃO MARIA DIAS FERREIRA