Reduzir fonteLetra tamanho normalAumentar fonte

Eventos

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
SosVespa
turismo-do-centro

Biblioteca

Rede de Bibliotecas

Rede de Bibliotecas de Ferreira do Zêzere - rede concelhia de bibliotecas, que inclui 12 bibliotecas (Biblioteca Municipal, Bibliotecas nas Freguesias e Bibliotecas Escolares). Esta lógica em rede traz diversos benefícios ao nível de uma colaboração mais concertada e fluida entre os vários equipamentos que trabalham em torno dos livros e da leitura no concelho de Ferreira do Zêzere.

Rede de Bibliotecas Médio Tejo – foi criada com o objetivo de promover a sustentabilidade das Bibliotecas Publicas/Municipais e proporcionar uma atualidade e fiabilidade de conteúdos que sejam garante de usabilidade para a comunidade de utilizadores. http://bibliotecas.dglab.gov.pt/pt/Bibliotecas/BibliotecasnaWeb/Paginas/MedioTejo.aspx

Rede de Bibliotecas Associadas à UNESCO – a Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere integrou esta Rede em fevereiro de 2018, com o objetivo de realizar atividades em domínios da UNESCO, como a promoção dos direitos humanos, da paz, da diversidade cultural e do diálogo intercultural, a proteção do ambiente e a luta contra o analfabetismo, entre outros. https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/redes-unesco/bibliotecas-associadas-a-cnu

Catálogo e novidades

A pesquisa no catálogo permite realizar buscas por autor, titulo da obra, assunto, faixa etária, entre outros. Tratando-se de um catálogo coletivo, pode-se pesquisar apenas a coleção da Biblioteca Municipal ou as coleções de todas as bibliotecas que constituem a rede. https://catalogo.cm-ferreiradozezere.pt/ .

Coleção

A Biblioteca conta atualmente com uma coleção diversificada constituída por cerca de 20.000 mil documentos, que cobrem todas as áreas do conhecimento, a maior parte delas disponíveis ao público, através do empréstimo domiciliário. As obras assinaladas na cota com uma bola vermelha não são passíveis de empréstimo.

Áreas funcionais e Serviços

Áreas funcionais

As áreas funcionais da Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere distribuem-se por um único piso.

Continuar... Áreas funcionais e ServiçosContinuar... Áreas funcionais e ServiçosContinuar... Áreas funcionais e Serviços

Átrio – é através desta zona que se estabelece a relação interior/exterior do edifício e se tem acesso, a todas as áreas disponibilizadas por este serviço público. Neste espaço de acolhimento e orientação, os leitores podem obter informações sobre as atividades culturais e sobre os serviços disponibilizados pela Biblioteca, ter acesso ao serviço de reprografia, consultar o catálogo e adquirir edições municipais, bem como solicitar a inscrição como leitor.
Setor de adultos – nesta sala os leitores deparam-se com uma coleção monográfica, bem como uma seção com informação específica sobre o fundo local e regional, um núcleo de documentos importantes para a memória e o estudo do nosso concelho. Neste espaço, também é possível consultar periódicos, nacionais e regionais, aceder à internet, através dos 4 postos físicos, ou via Wi-Fi, nos seus próprios dispositivos eletrónicos.
Setor infantojuvenil – espaço dedicado a crianças e jovens até aos 15 anos de idade. Nesta sala, este setor etário tem à sua disposição uma coleção monográfica, revistas, jogos didáticos, audiovisuais, equipamento para visualizar filmes e ouvir música, 4 computadores com acesso à internet e Wi-Fi. Neste espaço, é ainda possível encontrar a Bebeteca, espaço dedicado aos Bebés, e uma Biblioteca de Pais, constituída por um fundo de psicologia do desenvolvimento e outros assuntos relacionados com as crianças e jovens. Os livros encontram-se arrumados nas estantes segundo as diferentes faixas etárias e estão assinalados nas cotas com a letra B, I e J, conforme exemplificado de imediato:
Bebeteca – dos 0 aos 3 meses; Pré-leitores – dos 3 aos 5 anos; Leitores iniciais – dos 6 aos 8 anos; Leitores medianos – dos 9 aos 10 anos; Leitores autónomos – dos 11 aos 13 anos; e Leitores juvenis – dos 14 aos 15 anos.
Setor multimédia e audiovisual – aqui o leitor pode encontrar recursos, como o material audiovisual e multimédia: DVD’S vídeo, CD’S áudio, postos de audição de CD’S e equipamento de visionamento de filmes. Temos vários géneros musicais (jazz, blues, soul music, pop/rock, clássica, ópera, novas linguagens musicais, musicas funcionais, música brasileira e música portuguesa) e fílmicos (cinema de animação, aventura, biográfico, comédia, drama, ficção cientifica, guerra, histórico, ideológicos, políticos, musicais, policiais, espionagem, séries televisivas, westerns e cinema português). Nos 5 computadores disponíveis poderá aceder à internet pelo período máximo de 1 hora, conforme Regulamento.
Sala polivalente – espaço com capacidade para 36 lugares sentados, equipado com sistema de projeção de imagem e reprodução de som, reúne as condições necessárias para apoiar um alargado leque de iniciativas, como encontros com os escritores, palestras sobre os mais variados temas, exposições, formações e reuniões de interesse para a comunidade municipal. Sala da hora do conto – integrada no setor infantojuvenil, é um espaço que acolhe e promove diferentes atividades numa vertente pedagógica, mas igualmente lúdica e recreativa, com o objetivo de desenvolver o lado criativo e artístico, no seguimento das diferentes atividades que são programadas em torno do livro e da leitura.
Depósito – espaço onde ficam guardados os documentos que já não cabem nas salas de leitura.
Gabinetes técnicos – dois gabinetes situados numa zona restrita ao público, destinam-se à gestão do funcionamento da Biblioteca e ao tratamento técnico documental da coleção.

Serviços

A biblioteca disponibiliza na sua totalidade 14 serviços presenciais aos seus utilizadores.

Consulta presencial – disponibilização de documentos, através do livre acesso, para fruição no espaço da Biblioteca.
Serviço de empréstimo domiciliário – cedência, regrada e gratuita, de documentos (livros, DVD’S, CD’S e periódicos), para utilização no domicílio, por um número determinado de dias. Para poder usufruir deste serviço, basta estar inscrito na Biblioteca e possuir um cartão de leitor.
Empréstimo interbibliotecas – a Biblioteca recorre a este tipo de empréstimos, sempre que a sua coleção não responde às necessidades dos seus leitores e, a pedido destes, seja possível identificar outra biblioteca, nacional ou estrangeira, que possua a documentação pretendida e aceite as condições apresentadas.
Acesso a periódicos - leitura e empréstimo de vários jornais e revistas de referência.
Reserva de documentos – os leitores podem solicitar a reserva de documentos presencialmente, por telefone, via e-mail ou através do OPAC.
Serviço de referência – técnicos especializados orientam o utilizador/leitor na utilização dos serviços da Biblioteca e apoiam as suas pesquisas e investigações, visando um atendimento de qualidade.
Serviço de reprografia – este serviço inclui fotocópias, impressões e digitalizações de documentos, mediante pagamento do utilizador, segundo os valores previstos na tabela de preços em vigor, aprovado pela autarquia. Respeitando os direitos de autor, as impressões e digitalizações não podem ultrapassar os 50% do número total de páginas dos documentos.
Recursos informáticos – disponibilização gratuitamente de um conjunto de recursos informáticos, nomeadamente computadores com ligação à internet.
Internet –o espaço interior da Biblioteca encontra-se coberto por wireless, permitindo o acesso à internet a partir de computadores portáteis, mas também existe uma rede fixa afeta aos computadores da Biblioteca.
Livraria municipal – publicações editadas e apoiadas pela Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere encontram-se expostas e disponíveis para venda ao público no átrio da Biblioteca.
Exposições temporárias – a Biblioteca Municipal organiza, junto da comunidade, exposições de pintura, escultura, entre outras.
Visitas guiadas – organização de visitas guiadas a grupos que queiram conhecer o seu espaço e os serviços disponibilizados pela Biblioteca. A realização das mesmas pressupõe uma marcação prévia.
Serviço educativo – tem como objetivo específico promover e dinamizar um conjunto de atividades em torno do livro e da escrita, em cooperação com os estabelecimentos de ensino do concelho.
Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares – apoio técnico ao pessoal docente e não docente, realização do tratamento técnico documental dos fundos e articulação na programação do serviço educativo da Biblioteca.

Missão, visão, valores e objetivos

Missão - a Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere tem por missão assegurar a todos os cidadãos, sobretudo os residentes no concelho, a disponibilização, em suportes e formatos diversificados, de informação ligada ao mundo dos livros e da literacia, bem como de outros conteúdos culturais conexos, procurando assim estimular/fortalecer a literacia e os hábitos de leitura dos seus utilizadores, de modo a incrementar a sua sensibilidade, espírito crítico, conhecimento e sentido cívico.

Visão - tornar-se uma referência no mapa cultural do concelho e um modelo de excelência na gestão e disseminação da informação, assente na diversidade, na inovação e no compromisso profissional da sua equipa.
Valores - qualidade, eficácia, eficiência e responsabilidade social.

Objetivos - difundir e proporcionar o livre acesso à cultura e à informação útil e atualizada, independentemente do suporte, com base na igualdade de oportunidades para todos os munícipes; fomentar e consolidar o gosto pela leitura e contribuir para o desenvolvimento cultural da população; dinamizar a realização de atividades culturais no concelho e contribuir para a ocupação de tempos livres da população; garantir as condições propiciadoras da fruição da criação literária, científica e artística, e estimular a curiosidade pela herança cultural, o apreço pelas artes e pelas realizações e inovações científicas; gerir o acervo documental, de modo a conservar, valorizar, promover e divulgar o património cultural e a memória coletiva do concelho de Ferreira do Zêzere, nomeadamente através da organização e difusão do Fundo Local, contribuindo para reforçar a identidade cultural do território municipal; propor a edição ou o patrocínio da edição das obras dedicadas ao estudo do património histórico e cultural do concelho; fomentar o diálogo intercultural e a cooperação institucional do Município de Ferreira do Zêzere, no quadro de parcerias regionais, nacionais e internacionais.

Iniciativas e projetos
Ler é fixe - projeto itinerante de mediação do livro e da leitura, assente num trabalho partilhado entre a Biblioteca Municipal e os Jardins-de-Infância do concelho.
A maior flor do mundo - projeto de mediação do livro e da leitura, para os alunos do 1º ciclo do concelho.
Clube de leitura – sessões informais, e de registo descontraído, de partilha, discussão e fruição literárias em grupo.
Iniciação à informática e à internet – projeto de literacias digitais, que reúne um conjunto de iniciativas, assentes na vertente formação e nos serviços direcionados para a informação e educação.

Biblioteca

Continuar... Biblioteca

A Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere, viu as suas instalações inauguradas no dia 11 de fevereiro de 2004. Integrada na Rede Nacional de Leitura Pública, criada em 1987 pelo então IPLL (Instituto Português do Livro e da Leitura), atual DGLAB, é um serviço tutelado pela Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere. Este moderno equipamento municipal reflete a filosofia de funcionamento de uma biblioteca pública, colocando ao dispor da população o sector de adultos, o sector infantojuvenil, o sector audiovisual e multimédia e o auditório. Além de ser um espaço moderno e funcional, a Biblioteca conta com uma correta arrumação dos seus fundos documentais e o recurso a novas tecnologias para que o acesso por parte dos seus utilizadores seja uma tarefa fácil, e por fim, mas não menos importante, conta com uma equipa especializada. A equipa ao serviço do Município de Ferreira do Zêzere faz questão de servir personalizadamente cada um dos munícipes.
Coordenadora: Anabela Anjos
Técnicos profissionais de BAD – Armando Cotrim, Célia Conceição, Pedro Benedito.
Técnicos de outra tipologia – Dulce Silva.

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio. Política de privacidade .

Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização.
Política de privacidade